Prefeitura recebe visita técnica de gestores municipais de Belo Horizonte

As autoridades visitaram espaços dos programas Reencontro e Redenção

 Nos dias 14 e 15 de março, terça e quarta-feira, uma comitiva com cinco gestores públicos da Prefeitura de Belo Horizonte esteve em São Paulo para conhecer as inovações das políticas sociais da Cidade. A visita técnica teve o objetivo de promover a troca de experiências sobre políticas sociais, com ênfase no atendimento à população em situação de rua, atendimento habitacional, programas de transferência de renda, ações de geração de renda e de inclusão no mundo do trabalho.

No primeiro dia, a comitiva de Belo Horizonte encontrou-se com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), Aline Cardoso, para uma apresentação institucional da Secretaria, com destaque para o Programa Operação Trabalho (POT). Em seguida, os gestores se reuniram com o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM), Alexis Vargas, para conhecerem o Programa Reencontro, o Programa Redenção e o projeto de integração de meio de pagamento de benefícios sociais. Também foram recebidos pelo Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Carlos Bezerra Junior, que apresentou a rede de proteção social voltada para a população em situação de rua.

Reunião com o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas.

No segundo dia, os gestores visitaram o SIAT III Penha, a Vila Reencontro Canindé, o Edifício Asdrúbal do Nascimento II e o Centro POT Redenção (Fundação Portas Abertas - Centro). “Pudemos compreender e observar o esforço institucional da Prefeitura de São Paulo com a integração de ações de várias áreas para o enfrentamento do fenômeno ‘situação de rua’ que famílias vivenciam”, afirmou o Secretário Adjunto de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania de Belo Horizonte, José Cruz. Para o Secretário, “a efetivação da intersetorialidade como uma estratégia de gestão é um esforço necessário”.

Visita ao SIAT III Penha, acompanhados da equipe do Programa Redenção

 

Participaram da comitiva de Belo Horizonte, além do Secretário Adjunto José Cruz, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Adriano Farias; o Secretário Adjunto de Planejamento, Gestão e Orçamento, Bruno Passeli; o Subsecretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Afonso Nunes da Cruz Neto; e o Assessor da Presidência da Urbel e Secretário Executivo do Conselho Municipal de Habitação, Samuel Bicalho.