Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância se reúnem para planejamento de ações integradas em 2023

O encontro aconteceu no Edifício Matarazzo e reuniu profissionais da saúde, educação e assistência social de todas as regiões da cidade

Na sexta-feira, 10 de março, aconteceu o 1º encontro de 2023 dos Comitês Gestores Regionais da Primeira Infância da Cidade de São Paulo. Cerca de 90 pessoas participaram, entre representantes dos comitês gestores regionais e membros da Comissão Técnica da primeira infância no município. A reunião foi coordenada pelo Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (SEPE/SGM) e aconteceu no auditório do Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo.

A cidade de São Paulo conta com 32 Comitês Regionais, um em cada subprefeitura, que são representados por profissionais das redes de saúde, educação e assistência social. O papel do Comitê é articular territorialmente a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância de forma integrada e intersetorial. Durante a reunião, os participantes relembraram as ações que foram realizadas em 2022 e, diante dos contextos locais e das suas atribuições, iniciaram o planejamento e articulação das atividades que serão realizadas até dezembro de 2023.

Fotos: Luiz Guadagnoli/SECOM 

Durante a reunião, os participantes se reuniram por Diretoria Regional de Educação (DRE) da Cidade de São Paulo e dialogaram acerca das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças que vivenciam nos Comitês. Em seguida, compartilharam com os integrantes dos demais territórios.

A ação teve o objetivo geral de promover o encontro entre todos os comitês e fortalecer a articulação inter-regional para implementação das políticas para gestantes, crianças de 0 a 6 anos e suas famílias. “Com essas trocas entre servidores públicos que atuam em diferentes instâncias e regionalidades, avançamos na boa realização das ações previstas no Plano Municipal pela Primeira Infância”, avalia o Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas.

Todos os 32 Comitês Gestores Regionais contaram com participantes na reunião. Fabiana Carvalho, assessora técnica na Supervisão de Saúde da Cidade Tiradentes responsável pela pasta da saúde da criança e do adolescente, avaliou que o encontro “foi uma oportunidade de riquíssima troca de experiências, principalmente para o nosso comitê que está retomando suas atividades após o período da pandemia”.

Cidade Tiradentes está entre os 15 distritos apontado como prioritários no Plano Municipal pela Primeira Infância. Neste contexto, Fabiana mostra como o Comitê Gestor planeja se articular neste próximo ano: “Cidade Tiradentes é uma região de altíssima vulnerabilidade social e o Comitê Gestor Regional representa um importante espaço de articulação das políticas públicas. Nossa perspectiva é de mapear a oferta de serviços e construir indicadores que apontem as necessidades de melhor atuação ou ampliação de atendimento. Acreditamos que o comitê pode atuar nos problemas que são consequências das desigualdades sociais e buscar oportunidades para o desenvolvimento saudável das nossas crianças e adolescentes", complementa.

Nas próximas semanas, os comitês devem concluir seus planejamentos e compartilhá-los com os demais. A partir de então, irão produzir relatórios quadrimestrais acerca do trabalho realizado, contribuindo para que a implementação da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância seja baseada em evidências e considere as realidades dos diferentes territórios.

 

As atividades do Plano Municipal pela Primeira Infância estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) listados a seguir:


ODS 1 – Erradicação da pobreza

ODS 2 – Fome zero e agricultura sustentável

ODS 3 – Saúde e bem-estar

ODS 4 – Educação de qualidade

ODS 5 – Igualdade de gênero

ODS 10 – Redução das desigualdades

ODS 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

ODS 16 – Paz, justiça e instituições eficazes

ODS 17 – Parcerias e meios de implementação

Saiba mais sobre a composição e atuação dos Comitês Gestores Regionais em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/primeirainfancia