Representantes de Secretarias Municipais planejam as ações da Cidade de São Paulo pela Primeira Infância para 2023

Encontro foi realizado no dia 22 de novembro, na UMAPAZ

Na terça-feira, 22 de novembro, foi realizado encontro presencial do grupo ampliado de pontos focais da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância da Cidade de São Paulo. Este grupo composto por 15 Secretarias tem sido responsável pelo desenvolvimento e implementação das principais políticas pela Primeira Infância do Município. O encontro aconteceu na UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, com o objetivo de fortalecer o alinhamento intersetorial, característica que se destaca na Política Municipal pela Primeira Infância.

Durante o encontro, os participantes alinharam o planejamento das ações pela primeira infância previstas para 2023. Entre elas, a Semana Municipal do Brincar, a Semana Municipal da Primeira Infância, o Orçamento da Primeira Infância, os protocolos integrados de atendimento, os territórios educadores, o plano diretor do brincar e demais ações que compõem o Plano Municipal pela Primeira Infância.

“Ficamos felizes de receber este primeiro encontro presencial, porque as crianças são protagonistas deste lugar. É importante pensar em conjunto sobre o que vamos deixar para as próximas gerações”, avalia Giovana, gestora da UMAPAZ e representante da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente.

“Este grupo é formado por pontos focais que são entusiastas da pauta da Primeira Infância e que contribuem para o desenvolvimento tanto de políticas setoriais como intersetoriais. No próximo ano intensificaremos nossas reuniões regulares para efetivar as ações prioritárias previstas”, afirma Mariana Brito, coordenadora do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância.

Fazem parte representantes das Secretarias: Secretaria Municipal de Cultura (SMC), Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), Secretaria de Governo Municipal (SGM), Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), Secretaria Municipal de Esportes (SEME), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET) e Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB).

Conheça a Política Municipal pela Primeira Infância neste link: www.prefeitura.sp.gov.br/primeirainfancia