Prefeitura promove integração de serviços pela Primeira Infância

Em visita realizada no Jardim Ângela, equipes de serviços de Educação, Assistência Social e Saúde mostraram como estão implementando o Protocolo Integrado de Atenção à Primeira Infância

A Cidade de São Paulo conta com uma rede integrada para proteção às gestantes, crianças nos primeiros anos de vida e suas famílias ou cuidadores. Para acompanhar os resultados dessa integração, no dia 10 de novembro, equipes da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal visitaram equipamentos do território do Jardim Ângela.

A visita englobou três locais: um Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF Jardim Ângela III), uma Unidade Básica de Saúde (UBS Jd. Nakamura) e uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI Parque Bologne). Nos murais dos três equipamentos, há um importante sinal do trabalho desenvolvido em conjunto: os cartazes da Jornada de Ofertas Básicas para a Primeira Infância estão expostos à comunidade. Este material faz parte do Protocolo Integrado de Atenção à Primeira Infância, que foi desenvolvido em 2020 pela Prefeitura de São Paulo e está disponível no site da Prefeitura de São Paulo (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/secretaria_executiva_de_projetos_estrategicos/primeira_infancia/index.php?p=329665)

 Mural da UBS Jd. Nakamura.

O Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Alexis Vargas, durante a visita, destacou como o Protocolo fortalece a atenção que a Cidade oferece à primeira infância: “As equipes foram treinadas para trabalhar em conjunto e sempre que identificarem riscos, seguindo o protocolo, acionarem outro serviço. Com isso, a gente amplia a capacidade de atender e proteger as crianças do território”. A Fundação Maria Cecília Souto Vidigal é parceira da Prefeitura de São Paulo na construção e implementação do protocolo integrado.

Equipamentos visitados

O SASF faz parte da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e tem o objetivo de acompanhar e monitorar famílias que são encaminhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Existem 68 SASF na cidade toda, 27 deles localizados na Zona Sul de São Paulo. As equipes visitaram o SASF Jardim Ângela III, que é gerido pela Organização Social Sociedade Santos Mártires. Em sua apresentação, a gerente do serviço Eliane contou sobre os resultados da atenção dedicada à primeira infância. Na região abrangida por seus serviços, a equipe viu a taxa de gravidez na adolescência reduzir consideravelmente entre as famílias atendidas em 2022 em relação a 2019. As equipes avaliaram que a experiência de criação colaborativa do Protocolo Integrado de Atenção à Primeira Infância foi fundamental para que a implementação tenha sido tão bem-sucedida.

 

Equipe do SASF apresenta o atendimento dedicado à população do Jardim Ângela para equipes da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

Na avaliação de Juliana Cardoso, analista de assistência e desenvolvimento social e gestora de parceria do SASF, “isto também se deve aos Serviços de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), visto que na maioria das vezes as famílias acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) estão inseridas nos SCFV”. Para as equipes, essa diminuição também está relacionada ao Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial federal implementada no município pela Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação com foco nas crianças e adolescentes.

O segundo equipamento visitado pelas equipes foi a UBS Jardim Nakamura, onde conheceram a atenção dada às gestantes e crianças do entorno. A mãe de uma criança atendida pela equipe especializada contou sobre o acolhimento que sua filha recebeu após sofrer uma situação de violência e elogiou o tratamento humanizado que encontrou na UBS. A integração dos serviços em casos de violência está padronizada no Fluxo de atenção à criança e ao adolescente vítima de violência, que também compõe o Protocolo Integrado de Atenção à Primeira Infância.

 Visita à UBS Jardim Nakamura, localizada no Jardim Ângela.

Na última etapa da visita, as equipes conheceram a rotina da EMEI Parque Bologne e conversaram com as crianças e seus responsáveis acerca da atenção integrada à Primeira Infância. A escola conta com espaços extra-classe que foram recentemente remodelados, tais como o bosque, horta quadra e brinquedoteca. Durante a conversa, ficou evidente que a atenção integrada à primeira infância só tem a ganhar quando as escolas, unidades de saúde e de assistência social estão caminhando juntas.

 

Conversa com familiares e alunos na EMEI Jardim Bologne