Prefeitura contra o crime organizado em loteamentos de área protegida

Combate ao desmatamento em áreas protegidas

 A Prefeitura do Munícipio de São Paulo trava uma batalha diária em zonas de proteção ambiental contra o crime organizado, principalmente nas Represas Guarapiranga e Billings. Por um lado a Prefeitura trabalha incansavelmente na fiscalização das áreas protegidas por lei, procurando pontos de desmatamento e loteamento ilegal em áreas de manancial. Por outro, criminosos cada vez mais fazem novos loteamentos ilegais e adentram áreas de preservação ambiental a fim de lucrar com a venda de casas no local.

Os criminosos procuram invadem ou compram terrenos de baixo custo em áreas protegidas. Em seguida, desmatam o local e procuram construir condomínios fechados e anunciam a venda das propriedades.

O desmatamento nessas áreas interfere não só na qualidade da água e no abastecimento das 9 milhões de pessoas que são supridas e dependem das Represas em seu dia a dia. Como interfere diretamente em todo o ecossistema dessas regiões, desencadeando uma série de malefícios ao meio ambiente, flora, fauna e clima.

Para interver o avanço desse desmatamento desenfreado em áreas de mananciais, a prefeitura coordena a Operação Integrada em Defesa das Águas (OIDA), juntamente de outras instituições, que garantem a fiscalização e combate das ameaças em áreas de mananciais.