A importância da floresta amazônica na sustentação dos rios aéreos

Iniciativa do TCAC, AMAC, TCMSP e SECLIMA

No dia 08 de fevereiro de 2023 a OAB de São Paulo organizou e sediou o evento "A importância da floresta amazônica na sustentação dos rios aéreos". O evento teve como por objetivo discutir, explicar e entender sobre os rios aéreos da Amazônia e em como eles são importantes para o meio ambiente, contando com palestras de diversas autoridades acadêmicas do meio ambiente e mudanças climáticas.

A Amazônia é uma região vital para a manutenção da biodiversidade e dos recursos hídricos do planeta. Além de ser considerada a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia também é responsável por uma grande parte da produção de vapor d'água na Terra, conhecido como "rios aéreos".

Os rios aéreos são correntes de vapor d'água presentes na atmosfera, que são transportadas pelos ventos de uma região para outra. A Amazônia é uma das principais fontes de vapor d'água para a atmosfera, contribuindo significativamente para a formação dos rios aéreos que levam água para regiões distantes, como o sudeste e o sul do Brasil.

Sem a Amazônia, essas regiões poderiam sofrer uma redução significativa na disponibilidade de água, o que afetaria diretamente a produção agrícola, a geração de energia elétrica e a qualidade de vida da população. Além disso, a Amazônia é responsável por regular o clima global, uma vez que seu vasto bioma ajuda a equilibrar a temperatura do planeta e a absorver dióxido de carbono.

Por tudo isso, é importante destacar a importância da Amazônia para os rios aéreos. 
 

Veja abaixo imagens do evento