SECLIMA e SP-Regula Estreitam Relações com a ZICOSUR

Patrício Lombardi é também Presidente da Comissão de Ambiente e Mudança Climática da ZICOSUR

Na última segunda-feira (23/05/2022), dando sequência a uma série de reuniões iniciadas em fevereiro deste ano, quando o ex-cônsul de Turismo Argentino no Brasil, Ruben Eduardo Ali, promoveu a primeira agenda São Paulo - Brasil e Misiones – Argentina Juntos pelo Clima, o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, recebeu o Ex-ministro de Mudança Climática da Província de Misiones - Argentina e Presidente da Comissão Ambiente e Mudança Climática da ZICOSUR, Patrício Lombardi. Esteve em pauta a inclusão da cidade de São Paulo na Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul, a destinação dos resíduos sólidos na cidade de São Paulo e a realização de um Seminário.

Também Foram debatidas diversas questões sobre a condição climática do planeta e como elas estão trazendo consequências para o meio ambiente.

O encontro foi híbrido, no Gabinete da SECLIMA reuniram-se presencialmente Ruben Eduardo Ali, Patrício Lombardi, o representante na Argentina do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA - Sr. Caio Fabrício da Rocha, o Secretário Executivo de Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo - Antonio Fernando Pinheiro, as assessoras Janaína Pinheiro e Dioni Patrícia Alves dos Santos e o Assessor da Agência SP Regula, Sr. Wander Simões.

Em videoconferência, provenientes de diversos países, estiveram presentes os Senhores Arturo Vallejo Abdala, Andrés Diretor Consultor da Allcot e as Senhoras Mayra Berezowski e Paula Brufman.

O Presidente da Comissão de Ambiente e Mudança Climática da ZICOSUR que foi o 1º Ministro de Mudança Climática da América Latina manifestou sua grande preocupação com a Biodiversidade e Bioma da Mata Atlântica, o mais importante bioma da Região abrangida pelo acordo.

Conforme ponderou o Secretário Antônio Fernando Pinheiro Pedro - SECLIMA, a Biodiversidade é um importante indicador para a qualidade e equilíbrio ecológico, portanto é necessário também trabalharmos para que não só o clima, mas todos os mecanismos ambientais sejam preservados e protegidos para a sobrevivência do nosso planeta como o conhecemos.

A ZICOSUR - Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul é uma entidade multilateral público-privada, com objetivo de desenvolver intercâmbio econômico, social e cultural de seus membros - países e seus entes subnacionais, no contexto internacional. Criada em 1997, possui hoje um organismo próprio para tratar das questões relacionadas às mudanças climáticas e do Bioma Mata Atlântica.


veja também no nosso instagram: www.instagram.com/reel/Cd6a5-IjeZc/