Prefeitura criou núcleo para estudar relação entre mudanças climáticas e segregação racial

Nesta sexta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (SECLIMA), da Prefeitura de São Paulo, firmou protocolo de intenções com a Universidade Zumbi dos Palmares para formar um núcleo inédito de estudos sobre mudanças climáticas e racismo ambiental. O documento foi assinado às 9h pelo secretário da Seclima, Antonio Fernando Pinheiro Pedro e o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, no gabinete da Secretaria.


Segundo o secretário, os efeitos do clima também se processam nas relações humanas, reforçando injustiças causando segregação racial. “Essa é a constatação que levou a união de esforços entre a Zumbi dos Palmares e a Secretaria para melhor equacionar a questão tendo o foco a disposição espacial das comunidades afrodescendentes nas áreas de risco e ocupações irregulares na cidade de São Paulo, submetidas aos efeitos das alterações do clima, como enchentes, desabamentos e degradação ambiental”, disse Pinheiro Pedro.

"O racismo ambiental é uma agenda estruturante do manejo do meio ambiente e das externalidades climáticas na cidade de São Paulo, completa o Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares - José Vicente".