Trânsito Seguro na Semana da Mobilidade

 A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, em conjunto com a CET e a SPTrans realiza, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana da Mobilidade 2017. O evento neste ano tem o objetivo de fazer uma reflexão entre poder público e sociedade civil sobre as formas de se deslocar em São Paulo. A ideia é mostrar como ocorrem os deslocamentos no dia-a-dia e sobre a importância dos modais serem compartilhados. É importante ressaltar que a mobilidade é o aspecto mais estruturante da cidade, ela cresce para onde os caminhos são construídos.

Dia Mundial Sem Carro no Centro- Utilize Transporte Público – A data, celebrada na sexta-feira (22), será marcada pelo fechamento para as motos e veículos de passeio da Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Rua Florêncio de Abreu, Rua Líbero Badaró e Viaduto do Chá, na região central de São Paulo. O objetivo é incentivar nessa data o deslocamento a pé, por transporte coletivo ou por bicicleta.

 

Criação de Ruas Calmas no Brooklin e São Miguel Paulista – Com uma média de 22,5 pedestres para cada veículo, a rua Joel Carlos Borges, que dá acesso à Estação Berrini da CPTM, no Brooklin, Zona Sul, receberá intervenções para melhorar as condições de segurança e acessibilidade. O conceito de Rua Completa prevê uma série de ajustes para priorizar a circulação de pedestres e incentivar o uso do transporte público, como boa iluminação, calçadas largas e mobiliário urbano que melhore o compartilhamento de espaço entre pedestres, ciclistas e motoristas.

A região de São Miguel será a primeira a receber o programa Áreas Calmas. Nesses locais, a readequação de velocidades em 30 km/h e intervenções (obras) para acalmamento como avanços de calçada, faixas elevadas e alargamento de calçada.

Combate à imprudência no trânsito – A fiscalização é importante para manter e preservar a segurança no trânsito. Para isso, a CET irá implantar no dia 1º de novembro a fiscalização por velocidade média. Os radares serão posicionados nas avenidas 23 de Maio, dos Bandeirantes e na pista expressa da Marginal Tietê, sentido Castello/Ayrton Senna. Até que a medida seja regulamentada pelo órgão federal, a ação será educativa, com cartas de advertência aos motoristas, avisando que eles excederam o limite de velocidade. A medida visa despertar a conscientização dos condutores.

Emissão de Cartão de Idoso e Defis na AACD – O Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) terá um posto móvel a partir desta segunda-feira (18) para atender o público da AACD, na Unidade do Ibirapuera. O posto móvel funcionará até 11 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados, e vai ficar instalado próximo à entrada da Avenida Professor Ascendino Reis, 724, Vila Clementino. Esta unidade móvel do DSV será voltada exclusivamente para quem recebe atendimento no local, dos seus respectivos acompanhantes, colaboradores e voluntários da Instituição.

Limitação “mecânica” de velocidade nos ônibus – Para garantir a segurança de passageiros e de pedestres, a Secretaria irá publicar no Diário Oficial da Cidade, nesta terça-feira (19), uma resolução que estabelece em 50 km/h a velocidade máxima de todos os ônibus que atendem o sistema de São Paulo. A portaria dá um prazo de 30 dias para que as empresas que operam o sistema ajustem os limitadores de velocidade de todos os seus veículos. Antes desta medida, a velocidade máxima dos ônibus era limitada em 60 km/h. Nas faixas reversíveis que atendem o sentido de maior demanda de tráfego nos horários de pico da manhã e da tarde a velocidade fica estabelecida em 40 km/h.

Aumento da Segurança Viária em corredores de ônibus
Auditoria de segurança em 10 corredores de ônibus:
– Ajustes de sinalização
– Geometria viária
– Sinalização semafórica
– Tempos de travessia
– Localização das travessias

Projetos pilotos:
– Av. M’Boi Mirim –1ª etapa concluída
– Av. BelmiraMarin –novas travessias no 1ºsem/2018
– Av. Celso Garcia –novas travessias e readequação para mão dupla no 1º sem/2018

As medidas anunciadas nesta segunda-feira são fruto de um trabalho permanente da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, da CET e da SPTrans de monitorar permanentemente o comportamento do trânsito na cidade e implantar medidas para aumentar a segurança na cidade de São Paulo.

Texto: Secretaria de Mobilidade e Transportes 

Acompanhe a página do FACEBOOK da Secretaria Especial de Relações Governamentais  aqui