Mapas e combate à pandemia

Essa oficina faz parte da categoria "Participação Social e Colaboração"

Mapas e combate à pandemia

Agente de Governo Aberto: Aluizio Marino

Os mapas são instrumentos poderosos, há séculos utilizados no combate a epidemias e problemas de saúde pública. Com a pandemia do novo coronavírus observamos uma efervescente produção de mapas, com os mais diferentes usos, entre eles a análise da disseminação do vírus na cidade, fornecendo informações estratégicas para a definição de políticas públicas de combate a COVID-19. Nesse curso iremos explorar as relações entre os mapas e a saúde pública, com exemplos históricos, tais como o mapa da cólera, de 1850. Mais do que isso, já que esse não é apenas um curso teórico, juntos vamos explorar os dados territorializados disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde para refletir sobre possíveis ações locais no enfrentamento da pandemia. Trata-se de uma abordagem teórico prática voltada a funcionários/agentes públicos e atores locais, que poderá contribuir para a definição de estratégias de enfrentamento na escala local. 

Conheça o Agente de Governo Aberto

Aluizio Marino é mestre e doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC). Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP). Compõe a equipe de pesquisadores do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade (LabCidade - FAU USP). .

Objetivo da oficina

Multiplicar ferramentas de análise territorial que subsidiem as políticas públicas e estratégias de enfrentamento a COVID-19.

Ferramentas que você irá aprender

TABNET e mural.co.

Carga horária

2h30

INSCREVER-SE

 

Calendário: