Oficinas de Governo Aberto de 2020

 

Oficinas telepresenciais, gratuitas e certificadas, apresentadas por 32 Agentes de Governo Aberto

 

Nesta edição, as oficinas são sobre 6 diferentes categorias temáticas:

Confira o calendário das oficinas e participe!

 

CATEGORIA 1 - Transparência, Dados abertos e Acesso à informação


Educação: ferramentas de transparência, participação e controle social

Agente: Amanda Marqui

Oficinas sobre as ferramentas de transparência, participação e controle social da educação. Será realizada a apresentação do tema e uma atividade de consulta aos dados abertos do estado e município de São Paulo.

Planejamento familiar: direitos da gestação ao parto

Agente: Marcelo Carvalho

Você sabe o que é planejamento reprodutivo? Ou melhor, que ele existe? Pois é, esse é um direito que você tem e será apresentado nesta oficina de governo aberto.

Transparência e informações públicas na prática

Agente: Marcelo Morais

Como ter acesso às informações públicas? Onde posso ter acesso às informações? Tendo essas questões como norteadoras, vamos debater e produzir instrumentos para auxiliar a população.

GEOSAMPA: a cidade ao alcance de um clique

Agente: Ana Lucia Aurelio

Você conhece o GEOSAMPA? É o mapa oficial da cidade de São Paulo, em ambiente virtual, com informações sobre temas que afetam nosso dia-a-dia. Que tal conhecer e saber tudo o que ele tem a oferecer?

CATEGORIA 2 - Participação Social e Colaboração


Cartografeto - Cartografia Afetiva do território

Agente: Arivonaldo Junior

A oficina irá promover a troca de saberes entre os participantes na construção de um processo de reconhecimento do seu território de vivência e potencialização do dialogo e convívio com as diferenças.

Governo e sociedade civil na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Agente: Igor Pantoja

A oficina irá apresentar os ODS aos/às participantes para que possam fiscalizar e contribuir com a implementação da Agenda 2030 em nível local, seja no município ou no seu bairro.

Infância e adolescência: minhas por direito!

Agente: Amanda Amorim

O projeto busca oferecer às crianças e adolescentes a conscientização sobre seus direitos básicos, por meio de espaços lúdicos e participação ativa, para que haja a prevenção de violências.

Mapas e combate à pandemia

Agente: Aluizio Marino

Nesse curso iremos explorar as relações entre os mapas e a saúde pública, com exemplos históricos. Também, explorar os dados territorializados disponibilizados pela Secretaria Municipal da Saúde para refletir sobre possíveis ações locais no enfrentamento da pandemia.

O uso da Tecnologia social como ferramenta de transformação

Agente: Anita Costa

A partir do uso de ferramentas participativas, iremos apresentar na prática como desenvolver tecnologias sociais. 

CATEGORIA 3 - Inovação, Tecnologia Aberta e Inclusão Digital


Aprendendo a programar com Scratch

Agente: Wellington Matos

O projeto Aprendendo a programar com Scratch permite que os alunos desenvolvam conceitos básicos de programação, por meio da resolução de problemas, criatividade e construção de jogos e animações.

Chega de bagunça! Como a organização das informações públicas pode aumentar a participação social através da atuação de robôs

Agente: Carolina Borges
Venha aprender como a padronização na divulgação das convocações de reuniões e audiências permite a interpretação das informações por robôs e aumenta a participação social.

Cine Governo Aberto - toda tela importa

Agente: Thaiany Coimbra

Vamos descobrir como o cineclube pode ser usado como ferramenta de participação social e acesso às informações? Na falta do telão do cinema, toda tela importa! Partiu Cine Governo Aberto?

Criação multimídia: interatividade no governo aberto

Agente: Narayan Barreira

Oficina prática com os recursos de gravação, transmissão ao vivo, EaD e videoconferências, por meio do software livre OBS Studio, explorando a criação multimídia e a expressividade dos participantes.

Musicando a política: Música e linguagem cidadã

Agente: Kezia Paz
Que tal ouvir e fazer música e exercitar a linguagem cidadã? Na oficina vamos ver na prática como a música pode ser utilizada para acesso e difusão da informação e ampliação de formas de participação e controle social. Não precisa ter conhecimento musical para participar.

Uma web possível: criação de sites acessíveis

Agente: Flávio Maria

Há um tempo a internet é um, cada vez mais, importante meio de oferecimento de serviços, mas estes, nem sempre estão disponíveis para todos, e, podemos mudar essa realidade. Saiba como, construindo e apoiando uma web acessível e possível!

Vivendo e Aprendendo Tecnologia 60+

Agente: Lilian Cliquet

A oficina visa facilitar o uso dos aparelhos celulares, smartphones pelos idosos, aproveitando seus benefícios, como: consultas SUS, SP156, Meu INSS. Entender sobre Fake News e suas consequências e sobre compartilhamento consciente.

CATEGORIA 4 - Comunicação e Mídias alternativas e colaborativas


Checa Fato - apurando e construindo informações

Agente: Bruno Ferreira

Nesta oficina, vamos ensinar formas de identificar e checar informações em fontes confiáveis e a produzir novas informações, construídas a partir de critérios jornalísticos.

Criação de web rádio e podcast com softwares livres

Agente: Aline Silva

Crie uma Web Rádio com transmissão ao vivo usando software livre, grave e publique como podcasts. Incentive a participação social com debates e conteúdos da sua comunidade.

Identificando notícias falsas e promovendo uma comunicação cidadã

Agente: Taís Oliveira

As notícias falsas, ou as fakes news, são um grande empecilho para a promoção de uma comunicação transparente e cidadã. Na oficina aprenderemos como identificar notícias falsas e como construir contra narrativas éticas, acessíveis e populares.

CATEGORIA 5 - Controle Social e Mecanismos de Combate à Corrupção


Controle social na prática: aprenda a garantir os seus direitos como cidadão

Agente: Francisca Moraes

Para colocar o controle social em prática, o primeiro passo é exercer seus direitos. Esta oficina permitirá aos participantes conhecer seus direitos, cobrar seu cumprimento, exercer o controle social e combater a corrupção.

 

De onde vem o dinheiro? Quem paga o quê no orçamento municipal

Agente: Guilherme Minarelli
Os gastos municipais são sempre muito disputados – sobretudo, num momento como o atual. Mas e do lado das receitas, como isso acontece? De onde vem o dinheiro que financia os gastos sociais? Como as receitas limitam e se ligam aos gastos?

 

Dinheiro e Política: efeitos da proibição do financiamento empresarial

Agente: Akira Medeiros

A oficina busca esclarecer os impactos desta ação, não apenas nas campanhas eleitorais, como também nas finanças partidárias no Brasil.

 

Soluções para a Cidade: a população formulando políticas públicas

Agente: Marcelo Vegi

Venha aprender a criar soluções para os problemas de São Paulo utilizando a Teoria da Mudança, uma ferramenta de apoio ao planejamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas.

 

Tecnologias cívicas para fiscalizar o setor público

Agente: Emilly Espildora

A oficina visa oferecer aos participantes a formação necessária para o exercício do controle social utilizando os sites “Cuidando do Meu Bairro” e “Monitorando a Cidade”.

 

CATEGORIA 6 - Processos Legislativos e  Relações Governamentais


Como influenciar as políticas públicas: elabore uma estratégia de incidência política

Agente: Rebeca Lins

O que é lobby? Como influenciar as políticas públicas com as ferramentas utilizadas por empresas e ONGs? Essa oficina irá responder essas e outras perguntas, ensinando algumas das técnicas utilizadas pelo lobby profissional.

Eleições: participar por quê?

Agente: Bruna Biondi

Não gosto de política, agora tenho que votar?”. A oficina “Eleições: participar por quê?” mostra que nos momentos difíceis o seu voto faz a diferença e que é importante você acompanhar o seu vereador.

Jogando com a Cidade: regras e disputas na criação de políticas socioambientais

Agente: Fernando Cymbaluk

Nesta oficina você entenderá quais são os personagens do poder público que atuam, em interação com a sociedade civil, na criação de políticas públicas socioambientais. Ao final, assumirá um dos papéis deste jogo.

São Paulo em tempos de coronavírus: as relações entre o poder público e os cidadãos

Agente: Vinicius Dalbelo

A oficina irá discutir como a Prefeitura de São Paulo lida com os diferentes interesses sociais, políticos e econômicos, respeitando suas competências legais.

Cadastre-se no formulário para receber informações sobre governo aberto

 

Clique aqui para saber mais sobre as oficinas deste ano