Dados abertos e a cidade: possibilidades de futuro e fiscalização social

A oficina faz parte da edição de 2019 do Programa Agentes de Governo Aberto, da Prefeitura de São Paulo

topo

Dados abertos e a cidade: possibilidades de futuro e fiscalização social

Agente de Governo Aberto : Vinicius Marques Rezende

A oficina irá disseminar as possibilidades de futuro para uma cidade que utiliza dados para tomar decisões e compartilha esses dados com sua população de forma proativa, além de engajar os participantes na discussão de dados abertos e no acompanhamento da administração pública através da informação aberta e da Lei de Acesso a Informação (LAI)

 

 
 
 
INSCREVER-SE

Descrição

A oficina "Dados abertos e a cidade: possibilidades de futuro e fiscalização social através dos dados" levará conhecimentos sobre o movimento da cultura aberta para embasar como e porque os dados abertos e o governo aberto em si são uma importante conquista para a sociedade. Também ira expôr exemplos de cidades inteligentes (smart cities) para mostrar todas as possibilidades de futuro de uma cidade que abre seus dados e é dirigida através deles. Os participantes  poderão explorar exemplos já bem-sucedidos na cidade de São Paulo que foram possíveis graças à abertura dos dados públicos.

O Agente de Governo Aberto irá  mostrar e aplicar exercícios de fixação de como gerar conhecimento através de dados e ensinar técnicas básicas para tratamento de grandes quantidades de dados utilizando ferramentas de planilhas disponíveis gratuitamente (como Google Sheets). Nesse momento é explicado o passo-a-passo de como normalizar uma base de dados para extrair as informações procuradas, como gerar gráficos para visualmente entender o que os dados estão dizendo, além de construir tabelas dinâmicas que ajudam na manipulação desses dados.