Prefeitura de São Paulo participa do 6º Summit Global da Parceria para Governo Aberto

Evento aconteceu no Canadá, de 29 a 31 de maio de 2019

Em maio de 2019, a Prefeitura de São Paulo esteve presente no 6º Summit Global da Parceria para Governo Aberto, em Ottawa, Canadá.

A Parceria para Governo Aberto, conhecida como OGP em inglês, é uma plataforma internacional de promoção do acesso à informação, participação social, integridade na gestão pública e prestação de contas, que reúne atualmente 79 países e 20 governos locais dos cinco continentes. Cada governo tem de construir e implementar em conjunto com a sociedade civil os Planos de Ação para tornar seus governos mais abertos. São Paulo faz parte da parceria - para saber mais sobre seus Planos de Ação, clique aqui.

O Summit Global é um evento anual para reunir governos e sociedade civil envolvidos na parceria para a troca de experiências, promoção de treinamentos, formação de parcerias e debates sobre o futuro da OGP. É o maior evento mundial sobre o tema de governo aberto. 


São Paulo é parte ativa nessa discussão. Neste ano, o Controlador Geral do Município, Gustavo Ungaro, e o ponto focal para a OGP na PMSP, assessor Henrique Góes, representaram a Prefeitura no evento, acompanhados pelos representantes da sociedade civil no Fórum de Gestão Compartilhada, Júlia Carvalho e Marcus Bonfim.

Treinamento para pontos de contato da OGP realizado em 28/06/2019

Treinamento para pontos de contato da OGP realizado em 28/06 e evento sobre Governos Locais realizada em 29/06

No dia 29, a programação destacou o trabalho dos Governos Locais, evento celebrado na Prefeitura de Ottawa. Nesse dia, na mesa sobre inclusão, o Controlador Gustavo Ungaro e Júlia Carvalho tiveram a oportunidade de falar sobre o Programa Agentes de Governo Aberto. A mesa era composta, além dos representantes de São Paulo, por Yevgeniia Abramova, Conselheira no estado de Odessa, Ucrânia e por Tomás González Olavarría, Diretor Executivo da ONG Tribu (Chile).

A mesa “Alcançando as pessoas: Estratégias dos Governos Locais da OGP para empoderar comunidades subrepresentadas” (título original: “Reaching the People: OGP Local Approaches to Empowering Underrepresented Communities”) deu início às atividades do dia 30. A mesa foi organizada pelos governos de São Paulo, País Basco (Espanha), Escócia (Reino Unido), Sekondi-Takoradi (Gana) e Austin (EUA). Nesta oportunidade, Henrique Góes apresentou o processo de criação do 2º Plano de Governo Aberto da Cidade de São Paulo e o Programa Agentes de Governo Aberto como estratégias da PMSP para inclusão social na cidade. O formato de world café permitiu debates dinâmicos com os participantes e gerou boas discussões.

Atividades do dia 30/06

Pela tarde, na mesa “Enraizando princípios, cultura e práticas de governo aberto” (título original: “Entrenching Open Government Principles, Culture, and Practices”), o Controlador Gustavo Ungaro deu um panorama sobre as políticas de governo aberto da cidade de São Paulo, ressaltando os indicadores sobre acesso à informação no município. A gravação desta mesa pode ser assistida na íntegra aqui (áudio em inglês sem legendas): https://youtu.be/j5nQeGDGgqs?t=11594 .

Além disso, a delegação da Prefeitura participou de diversas sessões (mesas, debates, oficinas) e realizou reuniões com as delegações de Austin, do Banco Mundial, dos representantes do Governo Federal na OGP e com a Embaixada brasileira, além de diversas conversas bilaterais.

Os aprendizados compartilhados no evento servirão para aprimorar as políticas de governo aberto na Prefeitura, especialmente no que diz respeito ao Plano de Ação em Governo Aberto e ao Fórum de Gestão Compartilhada. 

Para mais detalhes sobre a programação do evento, acesse o site oficial (inglês e francês) e reportagens sobre o Summit no site da OGP.