Serviços e Equipamentos

Rede de serviços e equipamentos de saúde, assistência social e trabalho que compõem o Programa Redenção

O Município de São Paulo oferta, por meio do Programa Redenção e sua rede de serviços e equipamentos, atenção à saúde, acolhimento, reinserção social e capacitação profissional a pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e estão em situação de vulnerabilidade ou risco social, com ações integradas entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET).  

 

SERVIÇO INTEGRADO DE ACOLHIDA TERAPÊUTICA - SIAT

 

Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica – SIAT engloba as ações integradas entre serviços e equipamentos, com o objetivo de prestar atendimento a indivíduos e famílias que fazem parte do público-alvo do Programa Redenção. Este serviço está subdividido em três categorias a depender do nível de autonomia do beneficiário acolhido. São eles: 

 
 
Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica – SIAT I – Abordagem:  
 
Abordagem e busca ativa a pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e estão em situação de vulnerabilidade ou risco social e se encontram em cenas de uso aberto de drogas, realizadas por equipes do Redenção na Rua e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), na região da Luz, Campos Elíseos e Santa Cecília, e por equipes do Consultório na Rua e do SEAS na região do Glicério, Sé e Liberdade.
 
 
  
Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica – SIAT II – Acolhimento Temporário:

Serviço que oferta acolhimento socioassistencial aliado ao tratamento e acompanhamento em saúde, com elaboração conjunta de Projeto Terapêutico Singular e Plano de Acompanhamento Individual. Além de espaço para pernoite, higiene e alimentação, o serviço oferta atendimento técnico especializado e realiza trabalho socioeducativo com vistas à criação de vínculos, desenvolvimento de habilidades e interesses que contribuam para saída da situação de rua e superação da situação de uso abusivo. Os equipamentos possuem área de socialização, dormitórios, banheiros, refeitório e bagageiro.

O acesso ao SIAT II é feito após avaliação e encaminhamento das equipes de SIAT I ou por demanda espontânea.

  • SIAT II Armênia: 220 vagas - 24 horas - Rua Porto Seguro, 281, Armênia
  • SIAT II Glicério: 200 vagas - 24 horas - Avenida Prefeito Passos, 25, Glicério
 
 
 
  
Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica – SIAT III – Tratamento e profissionalização:  
 
Acolhimento de médio prazo, coletivo ou familiar, para execução das ações contidas no Projeto Terapêutico Singular. Oferta ações de lazer, esporte e cultura; e cursos de capacitação e qualificação profissional visando a inserção social e produtiva. Encaminhamento para as redes municipais da saúde, assistência e desenvolvimento social e outros serviços e políticas públicas que possam contribuir para o acesso ao mundo do trabalho e empreendedorismo e o desenvolvimento de sua autonomia.

O acesso ao SIAT III se dá somente por encaminhamento dos profissionais que atuam nos equipamentos das redes de saúde e assistência social, especialmente no SIAT II.

  • SIAT III Brasilândia: 56 vagas – Av. Parapuã, 722 - Brasilândia
  • SIAT III Ermelino Matarazzo: 60 vagas – Av. São Miguel ,1745, Ermelino Matarazzo
  • SIAT III Heliópolis: 55 vagas – Av. Almirante Delamare, 3033, Heliópolis
  • SIAT III Penha: 50 vagas - SIAT III - Av. Cel Rodovalho, 275, Penha

 

ATENDE

 

As unidades do ATENDE são serviços de acolhimento institucional que oferecem alimentação, higiene pessoal, oficinas socioeducativas e regularização de documentos para os beneficiários e contam com espaços de descanso, banheiros e refeitório. Atualmente, estão em processo de transformação para SIAT II.

° Atende 04: 84 vagas de pernoite e 84 vagas para atendimento diurno - Avenida Vereador José Diniz x Avenida Roberto Marinho, Campo Belo

° Atende 05: 108 vagas e pernoite e 108 vagas para atendimento diurno - Avenida Doutor Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina

 
 
EQUIPAMENTOS DE SAÚDE
 

Para atendimento e acompanhamento de saúde aos usuários que possuem demandas de saúde mental, os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários. Possuem uma equipe composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, que avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso. O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas.

No âmbito do Programa Redenção, os CAPS AD atuam no acolhimento às situações de crise, nos estados agudos da dependência química e de intenso sofrimento psíquico. A internação hospitalar só é indicada quando esgotadas todas as possibilidades terapêuticas disponíveis no CAPS.

Atualmente o município possui CAPS AD em todas as regiões que trabalham em regime de porta aberta, ou seja, não existe a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para receber atendimento. O usuário que procura o CAPS é acolhido e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas.

° Para acessar os endereços dos 35 CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD), que ofertam 189 camas, clique aqui.

Em complementação ao tratamento, as Unidades de Acolhimento - UA são moradias provisórias destinadas aos usuários em tratamento nos CAPS AD que apresentam conflitos familiares ou que se encontram em situação de risco ou vulnerabilidade em seus locais de moradia e necessitam de cuidados em saúde mental especificamente para o uso abusivo ou dependência de substâncias psicoativas.
 
 
 ° Unidades de Acolhimento (UA) - 16 unidades com 170 vagas.
 
A internação hospitalar para desintoxicação é ofertada quando esgotadas as possibilidades de tratamento nos CAPS AD ou por solicitação do usuário. São 199 leitos de saúde mental disponíveis no município, sendo majoritariamente encaminhados ao Hospital Cantareira, que possui 100 leitos.

° Hospital Cantareira: 100 leitos - Av. Nova Cantareira, 3050 - Tucuruvi

O Serviço de Cuidados Prolongados em Álcool e Drogas - SCP AD visa a oferta em saúde pautada na abstinência e na construção da autonomia. Beneficiários acessam o SCP de forma voluntária após a alta hospitalar ou encaminhamento dos CAPS AD.

° SCP AD Boracea: 39 vagas. Rua Boracea, 267 - Barra Funda.

° SCP AD PIRITUBA: 69 vagas. Av. Jornalista Paulo Zingg, 1078 - Pirituba.

Mesmo diante de todo o trabalho de sensibilização, não há como garantir que o usuário passe pelo tratamento, caso não seja de sua vontade. Por isso, além de atendimentos individuais e em grupo, há ainda as visitas domiciliares feitas pelas equipes dos CAPS e UBS e a busca ativa a pacientes que estejam em situação de rua pelas equipes dos Consultórios na Rua. No Programa Redenção, as equipes Redenção na Rua fazem a busca ativa a pacientes que estejam em situação de rua nas cenas de uso aberto.

 
 
EQUIPAMENTOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
 

Equipes de orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social - SEAS, proteção social especial de média complexidade, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), fazem a abordagem e o atendimento do público-alvo do Programa, considerando suas demandas, como o intuito de atender no território e ofertar acolhimento, prioritariamente no SIAT II, mas também para os demais serviços de acolhimento da rede socioassistencial.

Tanto o SIAT II como os demais equipamentos da rede socioassistencial oferecem acolhimento 24 horas, alimentação, higiene pessoal, oficinas socioeducativas, atendimento social, construção do Plano Individual de Atendimento, regularização de documentos para os beneficiários e articulação e encaminhamento para demais políticas públicas.

Para acessar os equipamentos da rede socioassistencial, clique aqui.

 
 
 
EQUIPAMENTOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL
 
 
O Programa Operação Trabalho (POT) Redenção é uma modalidade específica para o público-alvo do Programa e que estão em tratamento nos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. São realizadas ações e atividades de capacitação técnica, formação pessoal e cidadã e acompanhamento dos beneficiários nas frentes de trabalho.

São ofertadas 1.000 vagas do POT Redenção distribuídas entre 8 Centros de Atendimento:

  • 130 no território da Brasilândia/Freguesia do Ó;
  • 100 no território do Campo Belo;
  • 170 no território do Bom Retiro I;
  • 150 no território do Bom Retiro II;
  • 150 no território do Glicério;
  • 100 no território de Ermelino Matarazzo;
  • 100 no território da Penha;
  • 100 no território de Heliópolis/Ipiranga.

Para saber mais informações sobre o POT Redenção, clique aqui.

 
SERVIÇOS DE ATENDIMENTO ESTADUAIS AO PÚBLICO AD
 
As pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e estão em situação de vulnerabilidade ou risco social também são atendidas pelos serviços de saúde e desenvolvimento social do Estado de São Paulo:
  • Leitos hospitalares (28 unidades, 536 vagas)
  • Comunidades terapêuticas de desenvolvimento social (17 unidades, 605 vagas)
  • Comunidades terapêuticas de saúde (12 unidades, 640 vagas)
  • Casas de passagem (4 unidades, 60 vagas)
  • Casas terapêuticas (4 unidades, 180 vagas)
  • Repúblicas (9 unidades, 112 vagas)
  • Clínicas e centros de especialidades (2 unidades, 60 vagas)
 
Acesse mais informações sobre a rede de atendimento socioassistencial do estado neste link: https://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/rede-da-politica-sobre-drogas-seds-coed/.

Acesse mais informações sobre a rede de atendimento de saúde do estado neste link: https://saude.sp.gov.br/ses/sites-de-interesse/.

 
MAIS INFORMAÇÕES 
 

Os dados sobre o Programa Redenção podem ser acessados aqui.

Confira a localização dos equipamentos e serviços no GeoSampa na camada equipamentos ou visualize no mapa abaixo:

 

Confira o Guia de serviços e equipamentos para pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas.
 
Conheça os serviços e políticas públicas da Prefeitura de São Paulo para população em situação de rua em: https://prefeitura.sp.gov.br/poprua/