Dados do Programa

Entenda os dados apresentados no monitoramento do Programa Redenção:

As abordagens de saúde são ações no campo da atenção básica e da saúde mental à população em situação de rua in loco, de forma itinerante e compartilhada com outros pontos de atenção à saúde. A abordagem é entrelaçada por estratégias, fundamentadas no Sistema Único de Saúde (SUS), que têm por uma das finalidades, contribuir com o acesso dessa população à rede de serviços intersetoriais.

As abordagens sociais têm como base a escuta qualificada e a busca ativa, com o intuito de garantir a disseminação do conhecimento e efetivação dos direitos básicos de todos os cidadãos em uma dinâmica de proteção social proativa. Isso implica na presença contínua e ativa dos profissionais da assistência social em espaços públicos, identificando as demandas daquele território, mapeando e realizando diagnósticos das reais necessidades e assumindo uma postura efetiva para realização de intervenções que atendam às necessidades da população assistida.

Os encaminhamentos são feitos para permitir que os usuários acessem a rede de atenção integral à saúde ou a rede de assistência social, além da rede Redenção, ampliando a entrada a esses serviços. Os encaminhamentos de saúde são realizados pelas equipes de saúde, que direcionam as pessoas abordadas para a rede de saúde, incluindo CAPS, AMA, UBS, CTA, SAE, hospitais e outros equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Os encaminhamentos para a rede socioassistencial são realizados pelas equipes de abordagem de assistência social, que direcionam as pessoas abordadas para a rede socioassistencial, como os Centros de Acolhida e o CREAS.

Os atendimentos de saúde, atendimentos médicos e de enfermagem são realizados pela equipe de saúde. No caso do CAPS, os atendimentos também envolvem atendimentos de outras especialidades, como psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, educação física e nutrição.

O acolhimento socioassistencial oferece acesso ao abrigo com camas, cobertores, travesseiros, banho, alimentação e encaminhamentos, de acordo com sua necessidade, para conferência de documentos pessoais, orientação em problemas judiciais, capacitação profissional e rede de estímulo à geração de renda, além atividades de lazer e cultura.

 

 Acesse os dados mensais do Programa Redenção em 2024:

 

 

Histórico

 

Clique aqui para acessar a página completa sobre a Rede de equipamentos e serviços de saúde, assistência social e trabalho que compõem o Programa Redenção