Prefeitura leva experiências da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância para encontro em Recife

Capital e outras 26 cidades brasileiras que fazem parte da Rede Urban95 compartilham experiências sobre suas iniciativas para bebês e seus cuidadores

 Capital e outras 26 cidades brasileiras que fazem parte da Rede Urban95 compartilham experiências sobre suas iniciativas para bebês e seus cuidadores
A Prefeitura de São Paulo levou sua experiência de sucesso das boas práticas na atenção às gestantes, crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, que fazem parte da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância, para o Encontro Rede Urban95 2024, em Recife (PE), entre os dias 21 e 23 de abril. A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles.

Participante do evento, o secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, disse que esses debates são importantes para a troca de experiências sobre outras iniciativas. “Essa é uma experiência enriquecedora para debatermos políticas públicas. O atendimento humanizado das famílias de crianças da primeira infância é um compromisso da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Estamos sempre pensando em uma educação integral nesse período com foco no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional. E os esforços são sempre contínuos”, destacou Padula.

Representantes do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância da Prefeitura de São Paulo participaram do seminário. O próximo encontro da Rede Urban95 será em 2025, em Fortaleza (CE).

A Prefeitura de Recife foi anfitriã do encontro, que aconteceu durante a Semana do Bebê 2024, e promoveu o compartilhamento das boas práticas da capital pernambucana na atenção às gestantes, crianças de 0 a 6 anos e suas famílias. Além disso, o evento foi marcado pela troca de experiências sobre as ações, programas e políticas públicas voltadas a este público pelos prefeitos, vice-prefeitos, secretários, gestores e técnicos das 27 cidades que compõem a Rede.

Nos três dias de encontro, além dos momentos de integração e relatos de experiências entre as cidades, os participantes visitaram diversos espaços de Recife para conhecer alguns dos programas e serviços voltados a bebês, crianças pequenas e cuidadores da cidade. Entre eles, o CRIAR - Centro de Referência da Primeira Infância, planejado para potencializar o desenvolvimento das crianças e oferecer formação para profissionais e cuidadores; e o programa Mãe Coruja Recifense, com ações intersetoriais que oferecem atenção integral à mulher e a sua família durante toda a gestação, parto e puerpério, até os seis anos de idade da criança.

Para Amanda Theodoro e Raissa Gambi, representantes técnicas da cidade de São Paulo, a experiência contribui muito para o aperfeiçoamento das políticas para a primeira infância do município. “A cidade de Recife é uma importante referência para as políticas de primeira infância no Brasil. Conhecer pessoalmente suas iniciativas e trocar experiências com tantas outras cidades nos permite aprender e pensar caminhos para qualificar ainda mais as políticas da nossa cidade”, afirma Amanda.
 

Confira a matéria completa clicando aqui.