Neste dia de conscientização sobre o autismo, conheça os guias ilustrados de serviços disponibilizados pela Prefeitura

Profissionais e familiares de crianças com TEA falam sobre a criação e implementação dos novos materiais

O Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, 02 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para que a sociedade conheça e inclua as pessoas que vivem com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A partir deste ano, na cidade de São Paulo, as equipes da Prefeitura poderão utilizar o Protocolo Integrado de Atenção às Famílias com Crianças com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo e Altas Habilidades ou Superdotação e seus Guias Práticos. Este material foi elaborado no âmbito da Política Municipal Integrada Pela Primeira Infância e, além de informar sobre o tema, mostra quais serviços estão disponíveis na rede. É possível acessá-lo no site www.prefeitura.sp.gov.br/protocolosprimeirainfancia.

“O que posso fazer ou orientar que as famílias façam para estimular o desenvolvimento da criança em cada fase? O que eu faço se observar ou o cuidador relatar que a criança não está respondendo aos estímulos?” Essas são algumas das perguntas que o documento responde aos profissionais. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, Silvia Grecco, destaca a importância de agir já na primeira infância: “Quanto antes tivermos acesso ao diagnóstico, melhor. A intervenção de equipe multidisciplinar fará total diferença no desenvolvimento. Por isso, trabalhamos em ações conjuntas já na primeira infância, garantindo políticas públicas para crianças com autismo na cidade de São Paulo”.

A elaboração destes materiais foi coordenada pela Secretaria do Governo Municipal, via Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos e contou com a colaboração de profissionais das redes de atenção básica e especializada da Saúde, Educação, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Cidadania, Cultura e Esporte e de pesquisadores, especialistas e familiares de crianças que acessam os serviços públicos. O Secretário Executivo de Projetos Estratégicos, Edsom Ortega, pontua que “os materiais ganharam este formato e conteúdo inovador porque foram elaborados coletivamente, entre equipes de oito secretarias municipais, profissionais da ponta e sociedade civil, cumprindo com qualidade mais este compromisso estabelecido pela Prefeitura no Plano Municipal pela Primeira Infância da Cidade de São Paulo”.

Tatiana Marinho, assistente social que atua no Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAISPD) da Capela do Socorro, participou do processo de elaboração em 2023 e, desde o lançamento do protocolo, tem os guias práticos sempre à vista na sua mesa para consultar informações e orientar as pessoas que acessam o serviço. “Também notamos que, desde as reuniões de elaboração, temos mais integração com os profissionais dos outros serviços, e isso facilita na hora de discutir os casos e realizar os encaminhamentos”, avalia Tatiana.

Julia Guimarães, mãe de Arthur Gabriel e moradora da região de Cidade Tiradentes, vê este como um material “de grande ajuda agora e no futuro, que precisa ser conhecido pelas famílias, Organizações da Sociedade Civil, equipamentos de saúde e escolas”. Desde que seu filho foi diagnosticado com Transtorno do Espectro do Autismo, Julia passou a participar e administrar um grupo de mães e, nas reuniões de elaboração do protocolo, teve a oportunidade de ser porta-voz das demandas dessas mães. “Mesmo com o diagnóstico, cada criança é diferente. Espero que o protocolo sirva de impulso para os pais e mães buscarem mais informações sobre seus filhos”, pontua.

CClique aqui para acessar os guias práticos e o Protocolo de Atenção às Famílias com Crianças com Deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo e Superdotação ou Altas Habilidades.

 

Para o fonoaudiólogo Rubem Abrão da Silva, o protocolo “acompanha um movimento da sociedade de olhar para o TEA e consegue trazer o assunto de uma forma objetiva, didática e integral, como não tínhamos antes”. Neste mês de conscientização sobre o autismo, Rubem informa, ainda, que o Guia Prático de Apoio aos Profissionais norteará as reuniões temáticas sobre TEA que realizará com toda a equipe da Unidade Básica de Saúde em que trabalha.

Rubem também participou da elaboração do material e atua na equipe multiprofissional da UBS Jardim Eliana na Capela do Socorro. Assim como Tatiana, avalia que a elaboração do protocolo ajudou a estreitar os vínculos com profissionais dos outros serviços. O material mostra recomendações para o atendimento, mitos e verdades sobre o tema e um catálogo de serviços de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Transporte e Mobilidade Urbana que a cidade oferece visando apoiar o desenvolvimento das crianças com deficiência, transtorno do espectro do autismo, e altas habilidades ou superdotação.

Grupo Focal de escuta com profissionais de Cidade Tiradentes realizado em 05/09/2023, na Escola Makiguti.

 

Acesse todos os protocolos da Política Municipal pela Primeira Infância na página: www.prefeitura.sp.gov.br/protocolosprimeirainfancia.

 Notícia também disponível em: https://www.capital.sp.gov.br/web/prefeitura-de-sao-paulo/w/neste-dia-de-conscientiza%C3%A7%C3%A3o-sobre-o-autismo-conhe%C3%A7a-os-guias-ilustrados-de-servi%C3%A7os-disponibilizados-pela-prefeitura