Sanitários e bebedouros públicos

No último dia 31/08, a Prefeitura de São Paulo republicou o edital do projeto de concessão de 200 sanitários e bebedouros públicos. Distribuídos por todas as regiões da cidade, o projeto visa atender a demanda antiga dos munícipes que, atualmente, possuem poucas opções quando necessitam utilizar este tipo de serviço.

O projeto prioriza a instalação de sanitários em locais movimentados, como pontos turísticos, equipamentos públicos e áreas com elevada densidade demográfica, visando atender a um grande contingente populacional.
A ampliação da quantidade de banheiros públicos é uma importante medida não apenas de higiene e limpeza urbana, trazendo mais conforto à toda população, inclusive mães e bebês, que contarão com fraldários nesses espaços, mas também de acesso à cidade e oferta pública de um serviço essencial. Todas as unidades de sanitários estão previstas com acessibilidade universal, monitoramento por câmeras, sensores de presença, acionamentos e segurança, além de itens antivandalismo.

O parceiro privado que se sagrar vencedor do certame terá como obrigação a instalação, limpeza, manutenção e operação das estruturas ao longo de 15 anos. Como direito, tal parceiro poderá realizar exploração publicitária no entorno destes sanitários, seja em painéis acoplados em suas faces ou em totens apartados destes, conforme regulamentação vigente.
A modelagem do projeto foi concebida pela São Paulo Parcerias e incorporou novos elementos após diálogo com o Tribunal de Contas do Município, que autorizou o prosseguimento da licitação. Durante todo o contrato, de acordo com estimativas, a concessão renderá benefícios financeiros de aproximadamente R$ 200 milhões aos cofres municipais.


O edital está disponível para consulta no endereço https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/governo/desestatizacao_projetos/sanitarios_e_bebedouros_publicos/edital/index.php?p=334021.

Pedidos de esclarecimentos podem ser efetuados até 26 de setembro de 2022. A data de entrega das propostas e da sessão de abertura dos envelopes está prevista para acontecer no dia 3 de outubro às 10h.