FORMAÇÃO: famílias acolhedoras

Palestras para os interessados ocorrem nos dias 9, 11 e 18 de agosto

Terá início em agosto uma nova formação para famílias acolhedoras, realizada pelo Instituto Fazendo História com o apoio da Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e da Vara da Infância e Juventude Fórum - João Mendes. Diferente da adoção e do acolhimento familiar, o acolhimento familiar de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados é temporário e dura, em média, de 6 a 9 meses. É um trabalho social voluntário.

Em situações nas quais a separação temporária da família se faz necessária, o Estatuto da Criança e do Adolescente prioriza a família acolhedora, modalidade que oferece condições mais propícias ao seu pleno desenvolvimento com segurança e afeto. É, portanto, fundamental fortalecermos essa modalidade de acolhimento” explica Mariana Brito, Coordenadora do Núcleo da Política Municipal Integrada pela Primeira Infância.

A formação de novas famílias acolhedoras permite, após um processo cuidadoso que leva quase seis meses, que a criança ou adolescente seja acolhido até que possa ser reintegrado à família de origem ou encaminhado para adoção. As palestras iniciais para os interessados serão realizadas nos dias 9, 11 e 18 de agosto e as inscrições podem ser feitas pelo link:
https://forms.gle/r2CTzyGvBnGxLRNj8

Com auxílio financeiro, suporte de uma equipe profissional e apoio de toda uma rede, a família acolhedora nunca está sozinha durante essa guarda provisória em que assume todas as responsabilidades de uma família: cuidar da saúde, educação, vida em comunidade e convivência familiar da criança ou adolescente.

Existem hoje no Brasil cerca de 30 mil crianças e adolescentes afastados de suas famílias por medida protetiva. Apenas 5% deles encontram-se acolhidos em famílias acolhedoras, enquanto os outros 95% estão em abrigos. Um dos principais motivos que impede o aumento nos números do acolhimento familiar é o desconhecimento, por parte da sociedade civil, a respeito dessa política pública.

Requisitos para ser uma família acolhedora:
• Ter pelo menos 25 anos e possuir uma rede de apoio.
• Não estar no cadastro nacional da adoção e nem o cônjuge (lei 13257/2016).
• Não ter antecedente criminais, comprometimento psiquiátrico e dependência alcoólica ou de substâncias psicoativas.
• Ter disponibilidade de tempo para os cuidados com a criança e com as demandas para acompanhamento da equipe do serviço.
• Comprometer-se em exercer a função de proteção até o encaminhamento da criança.
• Apresentar disponibilidade interna para se preparar continuamente para momento da despedida.
O Instituto Fazendo História

Criado em 2005, o Instituto tem como missão colaborar com o desenvolvimento de crianças e adolescentes com experiência de acolhimento, a fim de fortalecê-los para que se apropriem e transforem suas histórias.

Em 2015, o Fazendo História abriu um serviço de acolhimento familiar para bebês e crianças de 0 a 6 anos. É a instituição que mais acolhe na cidade de São Paulo.

Saiba mais sobre o acolhimento familiar:

https://www.youtube.com/watch?v=bQANTnVU60Q&t=2s

https://www.youtube.com/watch?v=uFwocIQHejs&t=12s

https://www.youtube.com/watch?v=p-KK_UAUAmQ&t=33s

https://www.youtube.com/watch?v=GTiDTmjezPw&t=8s