Com PPP, Prefeitura vai construir cinco novos CEUs

Equipamentos vão atender moradores das zonas Sul e Leste

Com a proposta de R$ 4.370.521,00 de contraprestação a ser paga mensalmente pela Prefeitura de São Paulo, o Consórcio Novos CEUs (Composto pelas empresas EPO Participações Ltda. e GSA - Gestão de Propriedade Imobiliária e Incorporação Ltda.) venceu a licitação para o projeto dos novos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
A proposta será viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, para implantação, administração, manutenção e conservação dos CEUs por 25 anos. Após o licenciamento para construção, o consórcio tem 18 meses para entregar os equipamentos.


As cinco novas unidades serão instaladas em bairros de Ermelino Matarazzo, Cidade Líder e Sapopemba, na Zona Leste, e Cidade Ademar e Grajaú, na Zona Sul. Essas regiões foram escolhidas com base nos índices de vulnerabilidade social e na necessidade de ampliação da infraestrutura voltada para oferta de ensino integral, lazer, esporte e cultura.


Agilidade e eficiência - Os equipamentos contarão com escola municipal de ensino fundamental (EMEF), salas de contraturno, piscinas, quadras poliesportivas, estúdios e salas para diversos tipos de atividades, como ginástica, dança, artes marciais, circo e artes, biblioteca, cozinha experimental e cineteatro.
Ao todo, a expectativa é que os equipamentos tenham capacidade para atender 12,5 mil educandos (entre alunos da rede municipal de ensino e da UniCEU), e ofertar ambientes para a realização de oficinas de cultura, esporte e recreação para cerca de 25,5 mil habitantes.


Além de garantir a construção com mais rapidez, atendendo parcialmente um dos compromissos inseridos no Programa de Metas 2021-2024, a iniciativa tem como objetivo conferir maior eficiência e qualidade na gestão dos recursos para manutenção completa das unidades. O parceiro privado deverá prover todo mobiliário, incluindo equipamentos de informática, e irá prestar serviços de limpeza, manutenção, segurança e merenda, além de ofertar Wi-Fi gratuito.