Menos poluentes

Ônibus elétricos vai ajudar a alcançar indicadores do Programa de Metas

Até 2024, 20% da frota de transporte público na cidade de São Paulo será composta por veículos elétricos – a determinação é do Programa de Metas do município e faz parte das ações para cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê a redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e a erradicação deste tipo de poluente até 2038.


A transição da frota poderá ser acelerada com o apoio do ZEBRA (Acelerador de implantação rápida de ônibus de emissão zero, na sigla em inglês), que escolheu, além de São Paulo, mais três cidades para realizar os testes, todas integrantes do C40 cities: Medellín (Colômbia), Santiago (Chile) e Cidade do México (México).


Apresentado nesta semana, o Azure A12 BR é fabricado pela chinesa Higer Bus e totalmente movido a baterias, ou seja, não emite nenhum tipo de poluente. Além disso, tem ar condicionado, Wi-fi, capacidade para 70 passageiros e piso baixo para facilitar a locomoção de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O veículo passará por avaliação técnica pela SPTrans e, posteriormente, será testado por três viações da cidade.