'Redenção na Rua' ganha prêmio da SMS

Premiação reconhece a atuação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista

Como parte das atividades do Dia do Servidor Público, comemorado em 28/10, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Divisão de Desenvolvimento de Carreiras e Qualidade de Vida no Trabalho da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), realizou na manhã da quarta-feira (27), de forma virtual, o 3º Seminário Profissionais do SUS. Durante o evento foram anunciados os 18 vencedores da terceira edição do Prêmio Gente que faz a Diferença: Ações de Humanização na SMS.


A premiação reconhece a atuação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) na capital paulista, com base na Política Nacional de Humanização (PNH), que contempla a gestão dos processos de trabalho, a assistência em saúde e os cuidados profissionais. Ao todo foram 262 trabalhos inscritos em três categorias: Atenção integral aos usuários, Valorização dos profissionais e Qualificação da atenção e da gestão.


“Quando saiu o resultado dos vencedores foi uma choradeira só, a equipe inteira emocionada por ter seu trabalho reconhecido”, contou Andrea Cristina Guerra, Coordenadora da equipe Redenção na Rua, vencedora no território Centro na categoria Valorização dos profissionais com o Projeto cuidando do cuidador, uma experiência exitosa”. O Redenção na Rua realiza atendimentos a pessoas em situação de rua que fazem uso de múltiplas substâncias na região da Cracolândia, no centro de São Paulo.


“Os trabalhadores da equipe se apoiam uns aos outros o tempo todo. Com a pandemia, a atenção foi redobrada com esses profissionais”, explicou Andrea. O projeto incluiu massagens, rodas de conversa, ginástica laboral e momentos de lazer, como café da manhã em equipe a cada 15 dias. “Nossa maior preocupação era com a saúde mental desses trabalhadores. E deu certo, não tivemos nenhum afastamento por essa razão na equipe, que conta com 80 profissionais.”

Foto: Thiago Francisco da Silva