Pulsante, moderna e inclusiva; conheça São Paulo – a maior metrópole da América Latina

São Paulo é uma cidade global que une distintos costumes e culturas, com uma população formada por 12,4 milhões de habitantes – ou 21,3 milhões na região metropolitana –, de 70 diferentes nacionalidades.

 Não à toa, São Paulo é hoje o principal portão de entrada do Brasil e ainda dispõe dos principais voos diretos que a conecta com todo o Brasil e o mundo. A cidade deve receber neste ano 16,9 milhões de turistas nacionais e estrangeiros, 12,8% a mais que no ano passado.

Absolutamente diversa, São Paulo é antenada, geradora de tendências e estilos com opções de lazer, negócios e entretenimento para as mais variadas tribos: de intelectuais a esportistas passando por baladeiros, religiosos, moderninhos e workaholics.

Como não podia deixar de ser, essa diversidade também se reflete em todos os tipos de arte, assim como na moda. Aqui, você pode encontrar desde adolescentes vestidos de cosplay passeando pelo shopping até engravatados andando apressados pela Avenida Paulista, principal corredor econômico da cidade.

vista aérea da cidade de São Paulo com destaque ao Copan

Uma história de vanguarda

Essas características são resultado do passado histórico da cidade. Entre os séculos XIX e XX, o município passou por um intenso movimento de imigração. Nesta época, o estado de São Paulo era o mais importante exportador internacional de café, o que atraiu trabalhadores dos quatro cantos do mundo. Em 1920, por exemplo, quase 2/3 dos seus 600 mil moradores eram imigrantes.

O sucesso do café também contribuiu para o enriquecimento da capital paulista. Os fazendeiros investiram parte dos seus lucros na infraestrutura e modernização da região. A riqueza acumulada no município neste período e os conhecimentos industriais trazidos pelos novos moradores deram início a um processo de industrialização.

Mas não foi só na indústria que floresceu o lado vanguardista de São Paulo. A forte modernização aliada aos novos conhecimentos culturais trazidos pelos imigrantes proporcionou um momento artístico e cultural único na história do país e do mundo.

Artistas brasileiros, como a pintora Anita Malfati e o escritor Oswald de Andrade, e estrangeiros, como o escultor italiano Victor Brecheret, deram início à Semana de Arte Moderna. Foi um encontro de escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos realizada em fevereiro de 1922, no Theatro Municipal. O objetivo dos participantes era expor obras de arte que abarcassem as características inovadoras da Europa, mas que apresentassem estilos tipicamente nacionais.

Destino de cultura e arte

O mundo das artes e espetáculo também ferve em São Paulo. Centro cultural da América Latina, São Paulo possui 124 museus, 108 bibliotecas, 105 espaços culturais, além das inúmeras festas populares e feiras que acontecem em suas ruas. Além disso, a cidade possui 119 teatros. São espaços para a montagem de espetáculos de todas as linhas artísticas, que vão das produções dos musicais da Broadway ao teatro de vanguarda.

Toda essa efervescência cultural e diversidade de opções proporcionam aos turistas, nacionais e internacionais, uma experiência intensa neste polo de entretenimento. É garantia de diversão e satisfação para viajantes de várias idades e perfis.

Os turistas também vêm à cidade atrás dos mais variados eventos, que comprovam seu status de centro cultural que integra o circuito de eventos das grandes metrópoles mundiais. Entre eles estão o maior Carnaval de Rua do Brasil, o Carnaval no Sambódromo, a São Paulo Fashion Week, a Virada Cultural, uma das maiores Paradas LGBT+ do mundo, o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1, o Salão Internacional do Automóvel, a Bienal de Arte, a Mostra Internacional de Cinema, a Corrida de São Silvestre, a Bienal Internacional do Livro e muitos outros bons exemplos.

Os shows na cidade são históricos. Entre os artistas que já passaram em solo paulistano estão: Elton John, Paul McCartney, Guns n’ Roses, Demi Lovato, Metallica, Ringo Starr, Slash, Pharrell Williams, Red Hot Chilli Peppers, Madonna e muito mais! O Festival Lollapalooza teve a décima edição realizada em 2023 e o inédito The Town, dos mesmos organizadores do Rock in Rio.

Grande, multicultural e intensa, São Paulo é pura inspiração e por isso transpira expressão artística. Dezenas de galerias estão distribuídas pela cidade, com os mais variados tipos de arte. Teatro, cinema e música de absolutamente todos os estilos estão por toda parte e dão mais vida a uma cidade que valoriza a diversidade e provoca novas sensações.

 


São Paulo em números

- Como a cidade mais populosa do Brasil, São Paulo liderou a geração de empregos formais em 2022. O saldo de vagas foi de 187.157, o equivalente a um terço dos postos criados em todo o estado de São Paulo. Novo Caged.

- O maior centro comercial e financeiro do País. A B3 é a maior bolsa de valores da América Latina.

- Melhor cidade do Brasil para se empreender em 2022. É o segundo ano consecutivo em que a capital paulista fica à frente do Índice Cidades Empreendedoras. Enap/Endeavor

- Única cidade brasileira na lista das 50 melhores do mundo para o empreendedorismo feminino, segundo o índice WE Cities 2023.

- São mais de 1,8 milhão de empresas ativas. É a cidade com a maior concentração de empresas internacionais no País: 63% das empresas estrangeiras presentes no Brasil estão em SP

- Há cerca de 3,3 mil startups sediadas na capital paulista, o maior número no país

- A única cidade da América Latina no Top 30 do ranking global de ecossistemas de startups. Aqui estão 12 dos 22 unicórnios brasileiros. Startup Genome, 2022.

- 44 mil novas empresas vindas de outros municípios entre 2017 e out/22. Entre elas, Alipay, Airbnb, Amazon, Facebook, Magalu, Nike, Nubank, PicPay, Shopee, Tik Tok, Via Varejo e VR Benefícios.

- Entre 2021 e 2022 São Paulo avançou três posições no ranking global de startups, ocupando agora a 28ª colocação. Global Startup Ecossystem Report, 2022

- São mais de 2 mil eventos ao ano. São Paulo é 1ª cidade no Brasil e a 3º na América Latina em número de eventos realizados na listagem global. PLATUM, 2019/2021

- SP tornou-se a ‘Capital dos Shows na América Latina’ em 2023. São mais de 12 festivais, com grandes apostas inéditas, como o The Town

- A cidade está entre os Top 10 destinos mundiais para viajar em 2023. Booking.com

- São Paulo foi eleita a 4ª melhor cidade do mundo pelo ranking “The World’s Best Cities 2023” na categoria “cenário cultural”.