Políticas para o Envelhecimento em São Paulo: Onde estamos, para onde vamos?

Essa oficina faz parte da categoria "Saúde e/ou Assistência Social".

Esta oficina propõe-se a apresentar e discutir as Políticas Públicas para o envelhecimento no Município de São Paulo. Para tanto, serão considerados os serviços, as iniciativas e os programas de diversas áreas e presentes em diferentes secretarias. Como em uma viagem ao tempo, vamos dar destaque aos marcos regulatórios de maior importância na garantia de direitos às pessoas idosas no Brasil e em São Paulo, dando luz ao que já construímos e ao que estamos construindo. Buscaremos ainda, refletir acerca de quais caminhos podemos seguir na ideia de, cada vez mais, reconhecer a relevância desse grupo populacional em nossa sociedade. Ao longo da discussão traremos a relação entre idosos e a pandemia por COVID-19, vacinação, SUS, SUAS, trabalho, renda e idadismo.

Conheça o Agente de Governo Aberto

Agente de Governo Aberto: Refferson Lima.

Graduado em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, atua na área de Saúde Pública na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, no Instituto Adolfo Lutz. Possui experiência profissional de atuação na Atenção Básica - na Rede de Atenção Psicossocial do município de Santo André - além de experiências no atendimento ao público idoso em Residências Terapêuticas, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), Centros de Convivência e Defensoria Pública do município de São Paulo. Orientador e idealizador de projetos sociais que discutem temáticas tais como: envelhecimento populacional, participação social e política e garantia de direitos à população idosa.

Objetivo da oficina

Apresentar quais são os serviços, as iniciativas e os programas voltados ao atendimento da pessoa idosa no município de São Paulo, antes e durante a pandemia por COVID-19.

Ferramentas que você irá aprender

A atividade será, em primeiro momento, de caráter teórico-prática. Haverá uma apresentação em Power Point com dados estatísticos e indicadores sociais a respeito da população idosa do município e uma discussão sobre como esses serviços se estruturam em quantidade e disposição territorial.

Carga Horária: 2h30min

INSCREVER-SE

 

Calendário: