Como elaborar propostas para o Orçamento Municipal de 2023.

Essa oficina faz parte da categoria "ORÇAMENTO PÚBLICO E GESTÃO MUNICIPAL".

Essa oficina tem como proposta ser ferramenta de formação para que a população se aproprie do linguajar técnico e possa incidir diretamente na pauta orçamentária da cidade, compreendendo a descentralização dos recursos como objeto central de um orçamento participativo, que proponha equidade e transparência, de forma que as participantes sejam capazes não apenas de compreender o funcionamento do orçamento da cidade, mas também de exercer o controle social, atuando como agentes propositivos e fiscais na execução dos recursos públicos em seus territórios.

Conheça o Agente de Governo Aberto


Agente de Governo Aberto: Pablo Paternostro.

Ativista pela descentralização e equidade no orçamento público, por mais investimentos nas periferias, pelo atuando em iniciativas que visam combate às desigualdades, às formas de violência e aos privilégios. Sua principal pauta de atuação é o controle social do orçamento público, através da transparência de dados, da territorialização do orçamento, da simplificação da apresentação de informações através dos meios tecnológicos, entre outras medidas que permitam à população participar das tomadas de decisões e fiscalizar os investimentos públicos, desde o bairro até políticas públicas para metrópole. Participa ativamente trazendo pautas ao ciclo orçamentário municipal.

Objetivo da oficina

Possibilitar aos participantes compreensão do ciclo orçamentário, instrumentalizando assim maior incidência de propostas com demandas populares no orçamento público da cidade de São Paulo.

Ferramentas que você irá aprender

As bases de dados orçamentários municipais, formulação de peças orçamentárias, planos de ação em governo aberto, Portal participe mais e Portais orçamentários: Portal da Transparência, Portal IRIS (Tribunal de Contas do Município) e portal da Secretaria Municipal da Fazenda.

  

Carga Horária: 2h30min.

INSCREVER-SE

 

Calendário: