A Participação democrática e prevenção ao bullying nos ambientes escolares por meio das práticas da Justiça Restaurativa.

Essa oficina faz parte da categoria "Governo Aberto nas Escolas".

Esta oficina pretende sensibilizar os participantes para o tema da prevenção ao bullying e da participação democrática como estratégia para a construção de ambientes de aprendizagem seguros e acolhedores. Serão apresentados recursos e habilidades de comunicação e condução de reuniões capazes de estimular a expressão clara e assertiva, a escuta empática, o fortalecimento de vínculos bem como a elaboração de soluções e tomadas de decisão de forma cooperativa, promovendo valores como inclusão, diversidade, descentralização e colaboração nos ambientes escolares.

 

Conheça o Agente de Governo Aberto

Agente de Governo Aberto: Marina de Martino.

Professora, formada em Letras, atualmente cursando Pedagogia com foco em educação democrática e especialista em Arteterapia. Trabalhei em escolas de educação infantil, fundamental e atualmente realizo treinamentos e oficinas de Comunicação NãoViolenta e Justiça Restaurativa. Já realizei oficinas para Receita Federal (ESAF), Secretaria Municipal de Assistência Social (ESPASO), Serviços de Medida Socioeducativa (MSE), Serviços de Apoio à Vítima de Vilolência (SPVV), Faculdade de Medicina do ABC, Universidade Estácio de Sá, entre outras.

Objetivo da oficina

Sensibilização do público do tema da prevenção ao bullying e como participação democrática, fomentada pela prática dos processos circulares pode potencializar a construção ambientes de aprendizado seguros e acolhedores apresentando recursos e habilidades de comunicação e condução de reuniões que promovam a participação igualitária de todos os envolvidos, cultivando valores como inclusão, diversidade, descentralização e colaboração.

Ferramentas que você irá aprender

Apresentação teórica em slides para a exposição de informações, rodas de conversas com perguntas norteadoras para estimular o diálogo e a construção, exercícios teóricos e práticos, exposição de vídeos e músicas.

 

Carga Horária: 5h (2 môdulos de 2h30min).

INSCREVER-SE

 

Calendário: