Dinheiro e Política: efeitos da proibição do financiamento empresarial

Essa oficina faz parte da categoria "Controle Social e Combate à Corrupção"

Dinheiro e Política: efeitos da proibição do financiamento empresarial

Agente de Governo Aberto: Akira Medeiros

Campanhas eleitorais são caras e, até 2015, eram financiadas em sua maioria por dinheiro vindo de doações empresariais. Este cenário mudou brutalmente quando o STF proibiu estas doações às campanhas e também aos partidos políticos. A oficina busca esclarecer os impactos desta ação, não apenas nas campanhas eleitorais, como também nas finanças partidárias no Brasil.

Conheça o Agente de Governo Aberto

Akira Medeiros é mestrando em Ciência Política pela USP, Pós-graduado em “Legislativo e Democracia no Brasil” pela Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-SP.

Objetivos da oficina

1. Elucidar a estrutura de financiamento eleitoral no Brasil após a proibição de doações empresariais à partidos e candidatos (Lei Federal nº 13.165/2015)
2. Discutir a rede de financiamento partidário no Brasil atual após a lei citada acima;
3. Auxiliar no entendimento dos cidadãos sobre os mecanismos de investigação e controle que atuam no processo eleitoral e também nas contas partidárias;
4. Capacitar munícipes à buscar informações disponíveis publicamente em bases de dados do TSE
5. Garantir subsídios para avaliar cientificamente a eficácia de métodos lúdicos na disseminação de conhecimentos específicos sobre a Política brasileira e suas estruturas institucionais de financiamento eleitoral;

Carga horária

2h30

INSCREVER-SE

 

Calendário: