O Jogo do Dinheiro na Política

A oficina faz parte da edição de 2019 do Programa Agentes de Governo Aberto, da Prefeitura de São Paulo

topo

O Jogo do Dinheiro na Política

Agente de Governo Aberto : Akira Pinto Medeiros

Você conhece as estruturas de financiamento eleitoral no Brasil? Na oficina o público irá conhecer esta estrutura, principalmente após a restrição do financiamento empresarial, por meio de um jogo bastante divertido.   A oficina busca ajudar no entendimento sobre: 1) a rede de financiamento eleitoral; 2) os mecanismos de controle e suas competências;  3) os atores da disputa eleitoral.

Vem jogar!

 

 
 
 
INSCREVER-SE

Descrição

Na oficina, você participará de um jogo que simulará o sistema eleitoral de uma cidade. Vivem nessa cidade diferentes personagens: Políticos que ganham doações declaradas e não declaradas para suas campanhas durante as eleições, que precisam de doações e apoio político para garantirem o máximo de votos. Há movimentos organizados pressionando políticos. Há órgãos de controle tentando vigiar tudo. E há você, eleitor e cidadão, atuando como um detetive. Apenas 1 candidato se elegerá. A mobilização da sociedade precisa garantir que apenas honestos sejam eleitos. Até onde vão os candidatos para se elegerem?

Venha conhecer como o dinheiro circula nas eleições e quais as formas disponíveis para controlar abusos!

Aprenda de maneira lúdica sobre a rede de financiamento eleitoral, os mecanismos de controle e suas competências e os atores da disputa eleitoral.