Cidadão no Poder – o Executivo e o Legislativo

A oficina faz parte da edição de 2019 do Programa Agentes de Governo Aberto, da Prefeitura de São Paulo

topo

Oficina Cidadão no Poder – o Executivo e o Legislativo

Agente de Governo Aberto : Priscila Tavares Viviani

A Oficina Cidadão no Poder é uma vivência que ajuda a compreender o sistema político brasileiro. Tem por objetivo contribuir para uma formação política e cidadã a partir da aplicação da metodologia do Jogo da Política, um conjunto de jogos físicos que simulam os poderes Executivo e Legislativo, levando os participantes a vivenciarem a complexidade da política de forma divertida e participativa.

 

 
 
 
INSCREVER-SE

Descrição

Jogo do Executivo: Simula a construção de um orçamento público: do que é composto, quanto custa e como é feito, colocando o participante no papel de prefeito, o convidando a tomar decisões. São apresentadas as funções orçamentarias previstas em lei e, em grupo, os participantes trabalham a distribuição do orçamento da cidade de São Paulo.

Jogo do Legislativo: Simula a tramitação e aprovação de um projeto de lei a partir da vivência de papéis: vereadores que integram comissões da Câmara e passam por todo o processo de votação de leis. A simulação se dará a partir de um projeto de lei real, que se encontra em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo.