Educação fiscal e transparência orçamentária para participação social

A oficina faz parte da edição de 2019 do Programa Agentes de Governo Aberto, da Prefeitura de São Paulo

topo

Educação fiscal e transparência orçamentária para participação social

Agente de Governo Aberto: Daniel Tonelo

Essa oficina tem como objetivo mapear as compras governamentais e o gasto público na cidade de São Paulo utilizando a plataforma IRIS. A plataforma IRIS possibilita pesquisar informações transparentes e objetivas sobre os gastos da prefeitura do município de São Paulo através de três visões: orçamentária – que apresenta o orçamento do município; regional, que publiciza as despesas de forma regionalizada e a visão das licitações, que detalha as contratações do município.

 

 
 
 
INSCREVER-SE

Descrição

A oficina tem como objetivo capacitar os conselheiros participativos municipais e/ou de outras áreas, líderes comunitários, estudantes, sociedade civil e demais interessados na temática, para o mapeamento do gasto público e das compras governamentais na cidade de São Paulo utilizando a plataforma IRIS.

Na primeira metade da oficina, apresentaremos o orçamento do município de São Paulo, as
principais fontes de financiamento das políticas públicas e a importância da transparência pública como instrumento de controle e participação social. Esse estudo tem como objetivo familiarizar os participantes sobre os principais temas de pesquisa da plataforma IRIS e seus objetivos.

Na segunda metade os participantes conhecerão as visões da plataforma (orçamentária, regional e licitações) e simularão algumas pesquisas sugeridas pelo oficineiro para aplicar, de forma prática, os recursos de pesquisa que a plataforma oferece. Desta maneira, os participantes terão a possibilidade de conhecer uma importante ferramenta pública de pesquisa a disposição de toda a população, consultar informações de forma clara e transparente sobre essas temáticas e fiscalizar as compras governamentais e o gasto do município de São Paulo.