BOAS PRÁTICAS #17 - CAMPOS OBRIGATÓRIOS: INSTRUINDO MELHOR SEU PROCESSO!

 Os campos obrigatórios dentro do SEI são informações essenciais para compreensão dos processos por outros usuários, acesso a informações pelos munícipes e servidores, buscando o atingimento da transparência pública nos processos da prefeitura. Semelhante aos processos de papel, os processos devem ter uma “Folha de Autuação” e o SEI já exige que tais dados sejam preenchidos ao se escolher qual o tipo de processo será iniciado na tela de “Controle de processos”.

 

Os dados obrigatórios encontram-se abaixo, a associação e a identificação em negrito da informação é essencial e gera impedimento de continuação do processo caso não seja preenchida, criando um alerta em pop-up a quem esteja autuando.

 

São obrigatórios os campos de Tipo de Processo, Classificação por Assuntos e Nível de Acesso. Sendo todos os citados já possuindo indicação do sistema em relação ao seu preenchimento.

 

Ou o campo para inclusão de documentos, conforme imagem abaixo:

 

 

Como boa prática, o campo “Especificação” e “Descrição” (que não se encontram em negrito) apresentam-se como uma informação adicional ao servidor que o estiver manuseando, podendo ser preenchido com o nome da área que encaminhou o documento, material, serviço, servidores interessados, datas, numerações ou qualquer outro tipo de informação que busque facilitar a compreensão sobre o documento antes mesmo de sua abertura.