CURSOS VALIDADOS

Entenda o que são cursos validados, requisito necessário para o crescimento em várias carreiras.

Fazer cursos e participar de eventos são formas essenciais de buscar o desenvolvimento profissional, se atualizar e adquirir novas competências. Para além do aspecto pessoal, os cursos podem ser requisitos obrigatórios para o crescimento em carreiras quando há essa previsão na legislação específica.
Para cumprir essa função, os cursos e eventos precisam ser validados. Isto significa dizer que o projeto pedagógico foi analisado e aprovado pela Secretaria Municipal de Gestão (SEGES) e que recebeu um número que o identifica como uma capacitação validada.
Capacitações promovidas pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e pelas outras Escolas de Governo da Prefeitura de São Paulo, como a Escola Municipal de Administração Fazendária (EMAF), Escola Municipal de Saúde (EMS), Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), e por vários órgãos da Prefeitura de São Paulo (PMSP) são, em geral, previamente validados.
Quando cursada e concluída a contento, uma capacitação validada é automaticamente registrada no perfil do servidor. Os servidores podem controlar e consultar o registro dos cursos validados em que foram aprovados na Área Restrita do Servidor.

Como participar dos cursos da EMASP?
A abertura de inscrições é divulgada a todos os servidores da Prefeitura de São Paulo pelo e-mail institucional. Os novos cursos são também divulgados na página de programação da EMASP e replicados na página do Facebook/emasppmsp.
Para participar de um curso, o servidor deve preencher um formulário de inscrição dentro do prazo indicado, informando seus dados pessoais e funcionais e, eventualmente, alguma questão específica a respeito do tema do curso ou evento de que pretende participar.
Após o preenchimento do formulário de inscrição, os candidatos passam pela triagem realizada pela equipe da EMASP. São informados quanto à seleção pelo e-mail cadastrado no ato do preenchimento.
Para mais informações acesse www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/gestao/emasp/

Como saber quais cursos validados são oferecidos para servidores?
As Secretarias e/ou Escolas de Governo que ofertam cursos costumam divulgá-los nos e-mails institucionais dos servidores, e destacar quais são validados..
Para quem tem necessidade de atualização de um tema específico de sua carreira ou atividade exercida, uma boa ideia é seguir o site dos órgãos que oferecem cursos regularmente.
Além da EMASP, essas são algumas das principais Escolas de Governo da Cidade de São Paulo. É só clicar nos links pra ir para as páginas delas:

É possível validar cursos ou eventos realizados em instituições externas?
Cursos e eventos promovidos por instituições externas também podem ser aceitos para o crescimento da carreira como referendados. Nesse caso, o programa do curso e o respectivo certificado de conclusão devem ser apresentados pelo servidor ou pela servidora na área de Recursos Humanos da Secretaria ou Subprefeitura de alocação.
A unidade de Recursos Humanos procederá então a análise que consiste em:
a. verificar se o curso/evento está correlacionado ao cargo do servidor ou servidora ou à natureza das atividades desenvolvidas;
b. verificar a idoneidade da instituição promotora do curso ou do evento e se está devidamente registrada em órgão competente;
c. na hipótese de os certificados não possuírem as informações necessárias, orientar o servidor ou a servidora a obter junto à instituição promotora os dados faltantes, tais como carga horária;
d. verificar se a instituição e o curso já estão cadastrados no catálogo do Sistema de Gestão de pessoas da PMSP e, caso negativo, informar à Divisão de Gestão de Carreiras (DGC) para os procedimentos necessários de inclusão.
Caso estejam de acordo com os critérios legais, será feita a inserção dos dados no SIGPEC e a informação ficará disponível para ser considerada para o crescimento na carreira quando necessário.
Os servidores podem consultar a efetivação do registro dos cursos referendados na Área Restrita do Servidor.

Entre os cursos oferecidos por instituições públicas externas, vale conferir as opções da:
- Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo: recentemente reformulada, aumentou a oferta de cursos em formato remoto. Para receber as novidades, basta se inscrever para receber as divulgações da Escola do Parlamento: https://bit.ly/mailing_EP.
- Escola Nacional de Administração Pública (ENAP): ligada ao Governo Federal, mantém a Escola Virtual de Governo (EV.G) com uma grande opção de cursos online. É possível fazer cursos curtos ou seguir a estruturação em programas bem completos e obter Certificações específicas.