Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor publica manual de cuidados vocais

Falar usando máscara exige mais esforço e prejudica a comunicação não verbal

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS, da Secretaria Executiva de Gestão, mantém um programa de saúde vocal para atender os educadores da rede de ensino da cidade. Em tempos de pandemia, quando o uso de máscaras faciais se tornou obrigatório para todos, é preciso dar uma atenção ainda maior à voz. Pensando nisso, a COGESS desenvolveu um manual com dicas para manter a saúde vocal.

Pesquisas recentes demonstraram que falar usando máscara exige mais esforço, o que gera desconforto vocal e dificuldade para coordenar respiração e fala. A máscara atenua o som e faz com que o interlocutor precise aumentar a intensidade da voz, favorecendo a fadiga vocal. Além disso, o encobrimento da boca prejudica a comunicação não verbal, já que nossas expressões faciais ficam reduzidas à região dos olhos.

Criado em 2004 por meio da Lei 13.778/2004, o Programa Municipal de Saúde Vocal tem caráter fundamentalmente preventivo e compreende um conjunto de ações individuais e coletivas que englobam orientações sobre saúde vocal e intervenção nos ambientes de trabalho, visando ao controle dos fatores de risco do ambiente físico e organizacional do trabalho. O programa é desenvolvido conjuntamente pela Secretaria Municipal da Educação - SME, Secretaria Municipal de Saúde - SMS e Secretaria de Governo Municipal - SGM por meio da Secretaria Executiva de Gestão – SEGES, com a coordenação desta última.

Clique aqui para acessar o manual e saber mais sobre o programa

CURSO EAD

Para ampliar a oferta de capacitação, devido ao grande número de professores na Rede Municipal de Educação, foi criado o curso "Promovendo o Bem Estar Vocal do Professor", na modalidade de Educação à Distância (EAD), dirigido aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e outros profissionais da Educação.

Realizado pela equipe de fonoaudiologia da Divisão de Promoção à Saúde da COGESS, em parceria com as secretarias de Educação e Saúde, o curso tem como objetivos auxiliar o educador a desenvolver maior percepção de sua voz como instrumento de trabalho; a adquirir conhecimentos sobre os fatores envolvidos numa emissão vocal que podem facilitar o uso da voz em sala de aula; e discutir sobre os aspectos do ambiente de trabalho que influenciam no bom desempenho vocal. A próxima turma está prevista para setembro deste ano.