EMASP OFERECE FORMAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO NO SETOR PÚBLICO

Criar e por em prática ações que vão impactar no crescimento da cidade, beneficiando diretamente a população, requer um bom planejamento estratégico. Para isso é importante entender como iniciar o processo e os envolvidos na construção dessa ferramenta na gestão pública.

A formação oferecida pela EMASP vem de encontro a esta necessidade. Durante três horas, de forma remota, servidores municipais participam do curso Planejamento Estratégico Organizacional Municipal - PEOM, onde são apresentadas as etapas do Planejamento Estratégico, que vai do planejamento, passando pela implementação e chegando ao controle das ações e programas. 

O educador Marcos Takao Osaki, auditor fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda, apresenta o conceito do Planejamento Estratégico no setor público e suas etapas, que inclui a análise do ambiente interno e externo, do estabelecimento da diretriz organizacional, definindo a missão, visão, valores, cenários, objetivos, metas e controle, e da formulação da estratégia, envolvendo recursos na divulgação dos programas e ações.

Além da diretriz organizacional, outro fator que pode contribuir para o sucesso na construção do PE é a participação de todos os representantes dos órgãos municipais, câmaras municipais e de stakeholders (associação de bairros, moradores, movimentos sociais, ONGs, sindicatos entre outros).

Osaki cita como exemplos o Programa de Metas e o Plano Diretor Estratégico na Prefeitura de São Paulo, que contam com a participação da sociedade civil por meio de audiências públicas. Após a aula teórica, os servidores participaram de uma oficina e, também, trocaram experiências em suas unidades de trabalho. 

Fora o curso Planejamento Estratégico Organizacional Municipal – PEOM, a EMASP conta com outros temas ligados à gestão e políticas públicas, como  gestão de pessoas e habilidades interpessoais, de tecnologia da informação e comunicação e gestão de contratos e licitação.

As formações são para servidores municipais, funcionários públicos de outras esferas e sociedade civil.