EMASP promove formação sobre Inteligência Emocional

Além de servidores de órgãos públicos, pessoas da sociedade civil também podem participar de forma gratuita

Vivemos em mundo em que tudo pode mudar em segundos. Pessoas vêm e vão, altos e baixos na profissão, rotina alterada e um turbilhão de sentimentos dominando a mente e o coração.  

Alguns comportamentos começam a aparecer, como a irritação, o desânimo, a falta de vontade de interagir, entre tantos outros que podem levar a pessoa a ter crises de ansiedade e até mesmo cometer o suicídio. 

Nem sempre o indivíduo entende que precisa de ajuda, coloca a vida no automático, mas isso pode acarretar problemas futuros, como o desequilíbrio emocional. Como identificar uma pessoa que está nesse processo e que precisa de ajuda? 

A formação Inteligência Emocional na Administração Pública, ministrada na EMASP, traz um panorama do que é a Inteligência Emocional (IE), os domínios básicos como percepção, raciocínio, entendimento e gerenciamento das emoções, os aspectos racionais e emocionais e os cinco principais pilares do IE (autoconhecimento, autocontrole, automotivação, aptidão social e empatia)  

Na última quinta-feira (12/08), 60 pessoas participaram da formação. A educadora Claudia Cristina Nunes da Silva, analista comportamental e servidora na Secretaria Municipal de Educação, abordou o tema apresentando situações do cotidiano, seja no trabalho ou no lar, que podem influenciar em nossas emoções e nas dos outros e como podem ser administradas. Claudia também apresentou 12 domínios da Inteligência Emocional que devem ser desenvolvidos e aperfeiçoados, entre eles o autoconhecimento, autocontrole, perspectiva positiva, consciência organizacional, trabalho em equipe e liderança inspiradora.  

Além de servidores de órgãos públicos, pessoas da sociedade civil também podem participar de forma gratuita. Esse ano mais de 1.000 pessoas participaram do curso de forma on-line pela  EMASP.  

Por ser um tema importante nos dias atuais, a EMASP está desenvolvendo novas formações com o mesmo assunto.