TELETRABALHO NA PREFEITURA MUNICIPAL SÃO PAULO II – GESTÃO DE DOCUMENTOS EM NUVEM (LIVE)

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Considerando o advento da pandemia de COVID-19, responsável por acarretar uma reforma imediata dos meios de trabalho, surge a necessidade de integrar o servidor público às novas ferramentas mobilizadas para superar as demandas emergentes. O teletrabalho no serviço público é, ainda, um processo em vias de consolidação. Posto que possa haver agentes públicos que desconheçam e não se apropriaram das ferramentas de teletrabalho, visamos socializar o conhecimento àqueles que demandem apoio para uma transição efetiva ao regime permanente de teletrabalho tal como estabelecido no Decreto 59.755, de 14 de setembro de 2020. Ademais, o curso tem como objetivo fomentar a consolidação do teletrabalho no serviço público municipal brasileiro por meio da formação de profissionais. Tal como aponta a nota técnica “Formación profesional estrategias de recuperación y transformación productiva post COVID-19”, publicada em setembro de 2020 pela Organização Mundial do Trabalho, “a procura por novas competências vai crescer e serão necessários programas de reconversão, requalificação e reinserção dos trabalhadores”. Torna-se necessário, portanto, o incentivo por parte da Prefeitura à programas que proponham uma atualização necessária aos seus colaboradores.

OBJETIVOS

Introduzir os agentes públicos da Prefeitura de São Paulo às ferramentas e dinâmicas apropriadas à prática do teletrabalho, promovendo uma formação que permita aos colaboradores uma apropriação plena das técnicas e métodos destinados ao teletrabalho e, também, uma compreensão da importância do teletrabalho no serviço público brasileiro.       

CONTEÚDO

  • O que é computação em nuvem?
  • OneDrive: Gestão integrada de dados;
  • Desafios e cuidados na computação em nuvem. 

METODOLOGIA

Aula virtual expositiva via Teams com atividades práticas orientadas, com carga horária de 2 horas e 100% de presença requisitada para obtenção da certificação, que será aferida via formulário on-line.

PÚBLICO ALVO

Agentes públicos da Secretaria Executiva de Gestão que possuam licença para acesso ao OneDrive corporativo. 

CARGA HORÁRIA

2 horas                                     

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Julia Tadei Oliveira - Estudante de Ciência da Computação na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), onde atuou como professora de informática no projeto de extensão UNATI (Universidade aberta a terceira idade) e ajudou na criação de sites e softwares na Empresa Junior da faculdade. Atualmente, é estagiária na Secretaria Executiva de Gestão da Prefeitura de São Paulo, contribuindo na produção de tutoriais do Microsoft Teams e demais ferramentas para o teletrabalho.

EDUCADORLourenço Pablo Silva Ferreira - Bacharel em administração de empresas pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e bacharelando em administração pública pela mesma universidade. Trainee de Gestão Pública pela Vetor Brasil, na prefeitura de Municipal de São Paulo atua como assessor desde o ano de 2021 na Secretária Executiva de Gestão, na Supervisão Geral de Teletrabalho. Ao longo da sua trajetória profissional atuou na área de gestão de pessoas no segundo e terceiro setor.