TELETRABALHO NA PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO PAULO I - USO DO TEAMS (LIVE)

GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Considerando o advento da pandemia de COVID-19, responsável por acarretar uma reforma imediata dos meios de trabalho, surge a necessidade de integrar o agente público às novas ferramentas mobilizadas para superar as demandas emergentes. O teletrabalho no serviço público é, ainda, um processo em vias de consolidação. Posto que possa haver profissionais que desconheçam e não se apropriaram das ferramentas de teletrabalho, visamos socializar o conhecimento àqueles que demandem apoio para uma transição efetiva ao regime permanente de teletrabalho tal como estabelecido no Decreto 59.755, de 14 de setembro de 2020. Ademais, o curso tem como objetivo fomentar a consolidação do teletrabalho no serviço público municipal brasileiro por meio da formação de profissionais. Tal como aponta a nota técnica “Formación profesional estrategias de recuperación y transformación productiva post COVID-19”, publicada em setembro de 2020 pela Organização Mundial do Trabalho, “a procura por novas competências vai crescer e serão necessários programas de reconversão, requalificação e reinserção dos trabalhadores”. Torna-se necessário, portanto, o incentivo por parte da Prefeitura à programas que proponham uma atualização necessária aos seus colaboradores.

OBJETIVOS

Introduzir os agentes públicos da Prefeitura de São Paulo às ferramentas e dinâmicas apropriadas à prática do teletrabalho, promovendo uma formação que permita aos colaboradores uma apropriação plena das técnicas e métodos destinados ao teletrabalho e, também, uma compreensão da importância do teletrabalho no serviço público brasileiro.

CONTEÚDO

Aula 1:

  • Realizando o primeiro acesso na plataforma;
  • Envio, leitura e resposta de mensagens;
  • Agendamento, participação e ferramentas básicas de reuniões;
  • Utilizando o feed de atividades;
  • Introdução às ferramentas “equipe”, “canais” e “guias”. 

Aula 2:

  • Tasks: divisão interna do trabalho;
  • Turns: definição de horários;
  • Whiteboard: apresentação interativa de mídias;
  • Wiki: conteúdos úteis ao servidor. 

METODOLOGIA

Aula virtual expositiva via Teams com atividades práticas orientadas, com carga horária de 4 horas (sendo 2 aulas de 2 horas cada) e 100% de presença requisitada para obtenção da certificação, que será aferida via formulário on-line.

PÚBLICO ALVO

Agentes públicos da Secretaria Executiva de Gestão que possuam a licença do Teams, que façam uso da plataforma no seu local de trabalho e ou que já tenham alguma familiaridade com a ferramenta. 

CARGA HORÁRIA

4 horas                                     

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Ana Carolina Fiocchi Perez - Bacharel em administração pública pela Fundação Getulio Vargas (FGV-EAESP). Possui especialização em Governabilidade, Gerência Pública e Gestão Pública (FGV-CAF). Na prefeitura desde setembro de 2017, trabalhou em projetos de tecnologia, mudança de cultura organizacional e inclusão digital. Atualmente é assessora técnica na Supervisão Geral de Teletrabalho, da Secretaria Executiva de Gestão.

EDUCADORA: Julia Tadei Oliveira - Estudante de Ciência da Computação na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), onde atuou como professora de informática no projeto de extensão UNATI (Universidade aberta a terceira idade) e ajudou na criação de sites e softwares na Empresa Junior da faculdade. Atualmente, é estagiária na Secretaria Executiva de Gestão da Prefeitura de São Paulo, contribuindo na produção de tutoriais do Microsoft Teams e demais ferramentas para o teletrabalho.

>>