METODOLOGIAS ATIVAS – ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA FORMAÇÕES NA PREFEITURA DE SÃO PAULO (LIVE)

GESTÃO DE PESSOAS E HABILIDADES INTERPESSOAIS

As metodologias ativas podem ser utilizadas como uma estratégia que proporciona maior envolvimento dos participantes nas reuniões e formações desenvolvidas tanto para os servidores quanto para a sociedade civil. Sabemos que o objetivo de um encontro na maioria das vezes é achar soluções factíveis para melhorar os resultados ou solucionar problemas de modo assertivo. Assim, quando os envolvidos contribuem com os seus conhecimentos e sugestões de forma ordenada e estratégica, surgirá a possibilidade de emergirem alternativas viáveis para a resolução da situação. Desta forma, para conduzir as reuniões e processos formativos são necessárias estratégias pedagógicas que possibilitem o alcance das metas.

OBJETIVOS

Apresentar o conceito de metodologias ativas e explicar como elas podem ser empregadas em eventos formativos. 

 

CONTEÚDO

  • Conceito de metodologias ativas.
  • Tipos de metodologias ativas.
  • Motivar o engajamento em reuniões e formações.  

METODOLOGIA

Palestra expositiva dialogada via Teams ou Meet, com a interação dos participantes via chat, duração de 2 horas, ou seja, 100% de participação e presença aferida pelo Google Forms.

PÚBLICO ALVO

Prioritariamente as vagas são para agentes públicos da Prefeitura de São Paulo, gestores, ocupantes formais de cargos de chefia, pessoas que exerçam funções de liderança, educadores e facilitadores. Reservados 15% para a sociedade civil e 5% para agentes públicos de outras esferas de governo, se houver demanda dos últimos 2 públicos. 

 

CARGA HORÁRIA

 2 horas                                    

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

 

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA

Patrícia Vieira Santos - Bacharel em Administração. Mestre em Ciências Humanas. Graduanda em Pedagogia. AGPP integrante da equipe técnico-administrativa da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento da EMASP. Educadora Voluntária na EMASP. Professora universitária e tutora de curso superior EAD. Palestrante em instituições de ensino no Estado de São Paulo, com os temas Gestão de Pessoas, Empregabilidade e Metodologias Ativas e escritora de obras com as referidas temáticas. Mentora de Oratória e Analista Comportamental.