AGENDA 2030 E OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – IGUALDADE DE GÊNERO (LIVE)

PLANEJAMENTO, GESTÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS

 A oficina visa demonstrar a adequação das políticas públicas municipais a Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com enfoque específico para o ODS 5, referente ao tema da Igualdade de Gênero.

OBJETIVOS
Compreender o que é o Programa Agentes de Governo Aberto, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Além disso, vão deter conhecimento sobre diversas estatísticas relacionadas à desigualdade de gênero no Brasil e mais especificamente, no município de São Paulo. Por fim, os participantes também terão aprendido sobre as principais políticas públicas de enfrentamento a essa desigualdade na cidade.

CONTEÚDO
Apresentação do Programa de Agentes de Governo Aberto, com vídeo inicial de apresentação do Programa, e posterior explicação de suas principais diretrizes.
Apresentação da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Dados estatísticos sobre desigualdades de gênero nos últimos anos no Brasil
Dados sobre desigualdades vivenciadas no município de São Paulo
Apresentação da Agenda Municipal 2030 e do Programa de Metas da cidade de São Paulo, com recorte para as questões vinculadas com o ODS 5, de Igualdade de Gênero
Apresentação de ações públicas municipais em relação as mulheres, como o Programa Guardiã Maria da Penha, os Centros de Referência da Mulher e os Centros de Cidadania da Mulher
Apresentação do aplicativo de monitoramento da Agenda 2030 nos municípios brasileiros, o Mandala ODS
Finalização da oficina, com preenchimento do Formulário de Avaliação

METODOLOGIA
A oficina é baseada em uma apresentação expositiva de slides, contendo informações referentes ao tema. Sua carga horária total é de 2 horas e 30 minutas, divididas em duas partes, com um intervalo de 15 minutos entre elas. Na primeira parte, são apresentados dados mais gerais sobre o assunto abordado, e na segunda parte, são apresentados dados específicos ao Município de São Paulo. Cabe ressaltar que a oficina é um espaço aberto de diálogo, e toda participação é bem-vinda. A presença é obrigatória em 100% do evento e a presença será aferida por intermédio do formulário Google Forms.

PÚBLICO ALVO
O público-alvo da oficina é todo e qualquer cidadão que possua interesse pelo tema. A oficina será gravada e a participação no evento indica a anuência tácita da participação na gravação.

CARGA HORÁRIA
2h30m

AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA: Ana Carolina Moura Fernandes de Almeida - Bacharel em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (EACH/USP Leste), mestranda em Estudos Culturais pela mesma instituição. Participo de pesquisa financiada pela ONU para discutir a paridade de gênero nas eleições brasileiras, e participo de pesquisa financiada pela CLACSO, para compreender a violência de gênero contra as mulheres indígenas na Guatemala.