Integração de Ingressos no Serviço Público Municipal - EAD

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

Tendo em vista o início do exercício no serviço público municipal, é necessário integrar e dar boas-vindas aos ingressantes, orientando sobre os aspectos gerais da PMSP, do serviço público, da conduta do servidor e da gestão de pessoas.

OBJETIVOS

Apresentar conceitos e informações gerais sobre a cidade, a Prefeitura de São Paulo e o início do exercício aos ingressantes do serviço público.

CONTEÚDO

Tópico 1: Contextualização histórica da cidade de São Paulo

Tópico 2: Portais de transparência e dados abertos

Tópico 3: Indicadores da cidade – ObservaSampa e GeoSampa

Tópico 4: Agenda Municipal 2030: Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na cidade

Tópico 5: Estrutura organizacional da Prefeitura de São Paulo

Tópico 6: Programa de metas da Prefeitura de São Paulo

Tópico 7: Gestão de pessoas na Prefeitura de São Paulo

Tópico 8: A Controladoria Geral do Município e o controle na Prefeitura de São Paulo 

  • O que é controle?
  • A Controladoria Geral do Município

Tópico 9: Conduta e ética no serviço público

  • Introdução ao conceito de Ética
  • Código de Conduta Funcional (CCF)
  • Condutas vedadas aos agentes públicos
  • Conflito de interesses
  • Combate ao assédio moral e ao assédio sexual na administração pública

METODOLOGIA

Formação Assíncrona usando plataforma Moodle, com disponibilização de vídeos expositivos e materiais para consulta em PDF, com a possibilidade de aplicação de questionário de fixação de conteúdo. Para aprovação, os (as) alunos (as) deverão visualizar 100% dos materiais e obter nota mínima 7,0.

PÚBLICO ALVO

Agentes públicos da PMSP ingressantes no serviço público, sendo concursados e/ou comissionados.  

CARGA HORÁRIA

12 horas.       

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Nota: 7,0

  

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA 1: Jaqueline Primiani Mol - Formada em Análise de Sistemas e pós-graduanda em Design Instrucional, atua na Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo – EMASP desde agosto de 2017, e atualmente é Diretora da Divisão de Capacitação e Desenvolvimento e coordenadora da plataforma de educação a distância EMASP EAD; Educadora institucional voluntária, contribuindo na formação de mais de 7.000 agentes públicos da Prefeitura de São Paulo entre 2017 e 2020 sobre a utilização do Sistema Eletrônico de Informações – SEI. Entusiasta da educação à distância e digital.

EDUCADOR 2: Ramón Brito Lacerda atua na Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Prefeitura Municipal de São Paulo, alocado na Secretaria Executiva de Gestão pelo programa de Trainee em Gestão Pública da Vetor Brasil. Desenvolve um projeto de inovação e comunicação interna, além de fazer parte da equipe de Integração e Engajamento. Por formação, é produtor executivo em audiovisual e bacharel em Relações Internacionais.

EDUCADOR 3 : Thulio Manoel Costa de Oliveira - Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC (2017), graduação em Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do ABC (2014) e graduação em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC (2015). Atualmente cursando o mestrado em Relações Internacionais pela Universidade Federal do ABC. Foi Assessor Técnico I na Coordenadoria de Promoção da Integridade da Controladoria Geral do Município de São Paulo (2018 - 2020), e atualmente trabalha como Diretor de Divisão Técnica (Transparência Ativa) neste mesmo órgão. Tem experiência na área de Políticas Públicas, com ênfase em transparência pública, segurança pública e internacional, e criminalidade organizada transnacional.

EDUCADORA 4: Gabriela Pinheiro Lima Chabbouh - Graduada em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007-2011), mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC - UFABC (2017-2019). Especialista em Governo, Políticas Públicas e Planejamento Local na Universidade Castilha de La Mancha (2017). Especialista em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Escola Nacional de Administração Pública - ENAP (2019). Atuou no Ministério da Educação - MEC como Analista Técnica de Políticas Sociais - ATPS, entre 2014 e 2016. Desde julho de 2016, atuou como Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental - APPGG na Secretaria Municipal de Saúde – SMS. Desde junho de 2019 é integrante da Coordenação de Monitoramento do Programa de Metas na Secretaria de Governo Municipal.

EDUCADOR 5: Thiago Luiz Rosasco Ermel possui graduações em Comunicação Social e Direito, ambas pela Universidade de São Paulo, pós-graduação em Direito Eleitoral pela Escola Paulista de Direito e Mestrado Profissional em Gestão em Políticas Públicas pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Atuou como assistente jurídico no Tribunal de Justiça de São Paulo. Desde julho de 2016 pertence ao quadro de Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental da Prefeitura Municipal de São Paulo, integrando a equipe responsável pela estruturação e monitoramento do Programa de Metas 2017-2020, da sua Revisão Programática 2019-2020, e do Programa de Metas 2021-2024.

EDUCADOR 6: Silvio Cesar Lima Ribeiro - Engenheiro Agrimensor (UFV, 1990), mestre em Geoprocessamento (POLI-USP, 1995), doutor em Cartografia Digital (POLI-USP, 2019). Experiência docente em cursos de graduação (Engenharias, Oceanografia, Tecnologia Ambiental) de 1997 a 2013. Atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, geoprocessamento, cartografia digital, sensoriamento remoto e modelos digitais do terreno. Servidor efetivo na PMSP desde 1991.

EDUCADORA 7: Marilia Araujo Roggero - Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2004. Mestrado em Geografia Física (2006 - 2009). Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Atuou como técnica em Sistemas de Informações Geográficas, com enfoque em banco de dados espaciais, também como Analista Ambiental no departamento de geoprocessamento da CPEA e posteriormente, como coordenadora do departamento de socioeconomia da CPEA. Defendeu sua Tese de Doutorado recentemente, a qual teve apoio da FAPESP. Participou do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de ser monitora das disciplinas de graduação: Introdução à Cartografia e Sensoriamento Remoto aplicado à Geografia. Atualmente atua como coordenadora da plataforma de indicadores da cidade de São Paulo, o ObservaSampa.

EDUCADOR 8: Martim Tassinari Aguiar - Coordenador da COGEDI

EDUCADOR 9: Leonardo de Sá Miranda - Historiador e Arquivista no Núcleo de Processamento Técnico na Supervisão do Acervo Permanente do Arquivo Histórico Municipal.

EDUCADORA 10: Patricia Ribeiro Pereira - Auditora Municipal de Controle Interno na CGM

EDUCADOR 11: Misaac Dezsa Cavalcante Souza - Diretor da Divisão de Promoção da Ética – COPI - CG