SOF - SISTEMA DE ORÇAMENTO E FINANÇAS - FUNCIONALIDADE OBRIGAÇÕES POR COMPETÊNCIA (LIVE)

A oferta da palestra se justifica por meio da previsão legal da Portaria STN nº 548, de 24 de setembro de 2015.  

OBJETIVO

Orientar os usuários do sistema SOF sobre o registro das dívidas reconhecidas pela Unidade Orçamentária no sistema SOF, observando o momento do fato gerador da despesa.  

CONTEÚDO

1. Inclusão de Documento no Cadastro de Obrigações por Competência

2. Alteração do Cadastro de Obrigações por Competência

3. Cancelamento do Cadastro de Obrigações por Competência

4. Emissão de Nota de Empenho com Cadastro de Obrigação por Competência

5. Vínculo de Nota de Empenho no Cadastro de Obrigação por Competência

6. Exclusão do Vínculo da Obrigação por Competência x Nota de Empenho

7. Obrigação por Competência x Compromisso a Pagar

8. Relatório de Obrigações por Competência 

 

METODOLOGIA

Formação síncrona usando plataforma de reunião online (Teams/GMeet) em um encontro de 3 horas. O desenvolvimento se dará com exposição dialogada, tendo como base os slides apresentados. O educador apresentará conceitos, orientando a forma de inserção dos dados no sistema SOF e os participantes poderão se manifestar via chat no final da exposição. A frequência será aferida via Google Forms.

PÚBLICO ALVO

Agentes públicos da PMSP, usuários do Sistema SOF que atuam na área contábil das unidades orçamentárias. 

CARGA HORÁRIA

3 horas         

AVALIAÇÃO

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom

 

 

MINIBIO DOS EDUCADORES

COORDENADORA/EDUCADORA

Iranice Aparecida Santos Ruivo - Bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduada em “Gestão de Finanças Públicas” e “Contabilidade Governamental” e Gestão Pública”, servidora pública, trabalha desde 2010 na Secretaria Municipal da Fazenda como Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – APDO e, atualmente, é diretora da Divisão de Gerenciamento do Sistema de Execução Orçamentária, orientadora das unidades orçamentárias em assuntos referentes à execução da despesa pública e instrutora de cursos correlatos a área de sua atuação. 

EDUCADORA

Cilene Ribeiro de Lima - Bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduada em Gestão de Finanças Públicas, servidora pública desde 2009, trabalha atualmente na Secretaria Municipal da Fazenda como Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – APDO, orientadora das unidades orçamentárias em assuntos referentes à execução da despesa pública e instrutora de cursos correlatos a área de sua atuação. 

EDUCADORA 

Cleide de Oliveira - Bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduada em Gestão Pública, servidora pública desde 2010, trabalha atualmente na Secretaria Municipal da Fazenda como Analista de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional – APDO, orientadora das unidades orçamentárias em assuntos referentes à execução da despesa pública e instrutora de cursos correlatos a área de sua atuação.