EXCEL - APLICAÇÕES COTIDIANAS - LIVE

Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

O Excel é usado em larga escala na Secretaria Executiva de Gestão e na maioria dos processos das demais Secretarias, Autarquias e outros órgãos da Administração Direta e Indireta da Prefeitura de São Paulo. O conhecimento da ferramenta permite acelerar processos, planilhas de acompanhamento, cálculos financeiros, auditorias internas. A boa aplicação do Excel facilita a disponibilização e o entendimento dos dados, cumprindo as diretrizes da transparência de dados, obrigatória a todos os níveis de Governo.

OBJETIVO
Potencializar o uso da ferramenta EXCEL nas atividades cotidianas do servidor, reduzindo o tempo gasto na confecção de planilhas

CONTEÚDO
1. Redimensionar linhas e colunas;
2. Digitar, copiar, colar, preencher e apagar células, conteúdos de células;
3. Utilizar o preenchimento automático
4. Utilizar as quatro operações aritméticas básicas (soma, subtração, multiplicação e divisão);
5. Utilizar a função MÉDIA;
6. Utilizar a função lógica condicional “SE”;
7. Formatar a planilha incluindo destaques em cores, preenchimentos variados e outros;
8. Incluir formas gráficas de identificação (setas, formas gráficas);
9. Classificar os dados da planilha;
10. Filtrar os dados da planilha;
11. Criar gráficos rápidos a partir de uma planilha;
12. Visualizar a impressão;
13. Inserir cabeçalho e rodapé na planilha;
14. Acertar a impressão;
15. Copiar uma planilha dentro e fora da pasta de trabalho;
16. Mover uma planilha dentro e fora da pasta de trabalho;
17. Excluir uma planilha;
18. Enviar uma pasta de trabalho por e-mail;
19. Utilizar funções Lógicas, Financeiras, Estatísticas, Matemáticas, de Pesquisa e de Banco de Dados, de acordo com o conhecimento prévio dos alunos;
20. Identificar referências relativas e absolutas
21. Importar e exportar dados entre EXCEL e ACCESS;
22. Consolidar tabelas e dados entre planilhas e pastas;
23. Proteger de células, planilhas e pastas;
24. Compartilhar pastas de trabalho entre membros da equipe, quer com acesso via Microsoft OneDrive ou rede;
25. Criar e alterar gráficos;
26. Utilizar e Aplicar a Tabela Dinâmica;
27. Utilizar funções condicionais e seu aninhamento;
28. Utilizar funções de concatenação;
29. Utilizar funções de PROC V e PROC H;
30. Outras funções.

METODOLOGIA
O curso será realizado utilizando o aplicativo Google Meet em 6 encontros virtuais, com a carga horária de 2 horas cada, totalizando 12 horas, com presença obrigatória. Serão apresentadas aplicações baseadas nas atividades cotidianas internas e externas ao serviço público. Os materiais e atividades serão disponibilizados no Google Sala de Aula, somente para participantes efetivamente confirmados pela EMASP. Não será permitida gravação nem fotografia. Por razões práticas, o curso exige que o aluno tenha acesso a computador, câmera e microfone durante todo o período das aulas. Não será possível participar do curso somente pelo celular. A presença será aferida pelo Google Forms, conforme critério da EMASP

PÚBLICO ALVO
Destina-se a todos os servidores, principalmente àqueles envolvidos com apresentação de dados. É obrigatório o conhecimento prático do Windows (7 ou superior) para manejo das ferramentas do Excel.

CARGA-HORÁRIA
12 horas

AVALIAÇÃO
Frequência mínima: 100%.
Conceito mínimo: Bom

MINIBIO DE EDUCADORA

COORDENADORA/EDUCADORA: Marise Miglioli Lorusso - Pós-Doutora em Ciência da Informação pela UNESP; Doutora em Administração pela UNIMEP-Universidade Metodista de Piracicaba; Mestre em Comunicação pela UMESP – Universidade Metodista de São Paulo; Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento – FAAP e Université Paul Valéry; Pós-Graduação em: Planejamento e Gerenciamento de Sistemas Automatizados de Informação; Educação à Distância; Metodologia do Ensino Superior. Professora universitária há 44 anos, em cursos de graduação e Pós Graduação; Docente de Cursos de Informática no SENAI-SP, Impacta, Brasoftware, Faculdades Ibirapuera, TCMSP, Escola de Contas do TCMSP; Coordenadora técnica e docente de Cursos de Informática na HORUS Graphics; Analista de Informações e Assessora de Gabinete na SGM/SEGES.)