CURSO DE FORMAÇAO DE CIPEIROS NA MODALIDADE EAD

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

As comissões internas de prevenção de acidentes - CIPA exercem um papel fundamental no surgimento de mudanças e melhoria dos ambientes e das condições de trabalho. A construção de um projeto coletivo pelos servidores que atuam em determinada unidade traz legitimidade e efetividade às CIPAS. O curso de formação de cipeiros é parte deste processo que estimula a participação dos servidores no levantamento dos problemas e na busca de soluções. O crescente número de cipeiros nas unidades da Prefeitura de São Paulo nos leva a realizar o curso na modalidade EAD por apresentar uma tecnologia que possibilita o acesso ao conhecimento abrangendo um maior número de servidores num menor tempo. Aliado a isso é uma ferramenta que capacita o cipeiro para desempenhar melhor o seu papel.
Para atender a demanda, o Decreto nº 58107 de 2081 e a Lei 13174 de 2001, o curso será desenvolvido em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP e a Escola Municipal da Saúde.

OBJETIVO
Preparar o cipeiro na modalidade à distância, para desempenhar o papel de agente de mudanças, instrumentalizando-o com dados técnicos básicos necessários e desenvolvendo habilidades e atitudes para cumprir esse papel.

CONTEÚDO
1. A importância da CIPA - Esclarecimentos sobre a legislação municipal da CIPA
2. Acesso ao ambiente virtual-moodle
3. A CIPA e o cipeiro
4. Mapa de riscos, inspeção, EPIi e EPC
5. Noções básicas de primeiro socorros
6. Análise de acidentes de trabalho
7. Noções de prevenção, proteção e combate a incêndios
8. Acessibilidade, diversidade e inclusão
9. Plano de trabalho da CIPA, SIPAT e implantação e renovação do mandato

METODOLOGIA
Aulas realizadas na modalidade a distancia com acompanhamento diário de tutores treinados. A exposição da aula é em formato descritivo com questionários em todos os módulos.
O curso será 100% EAD com conteúdo dividido em módulos que serão liberados semanalmente para acesso ao material e resposta aos questionários.

PÚBLICO-ALVO
Cipeiros eleitos, indicados e suplentes com mandato de CIPA vigente e cadastrados no SIGPEC RH módulo CIPA.

CARGA HORÁRIA
55 horas (EAD)

AVALIAÇÃO
Conceito: Satisfatório
Frequência: 100%