OBSERVASAMPA - EXPLORANDO AS FERRAMENTAS DA PLATAFORMA – LIVE

Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Lançado em 2014, o ObservaSampa é um portal com sistema de indicadores da Prefeitura e da cidade, acompanhado de análises setoriais importantes para a elaboração e avaliação de políticas públicas. Desde seu lançamento, o ObservaSampa apresenta mais de 350 indicadores, muito deles regionalizados em subprefeituras e distritos. Além dessas funcionalidades, a plataforma ObservaSampa abriga os indicadores do Programa de Metas, do plano plurianual e também das ODS, todos eles distribuídos em eixos temáticos próprios. Trata-se de ferramenta importante para a elaboração, avaliação de políticas públicas e também monitoramento dessas políticas. Atualmente o Observa encontra-se com grande parte de seus indicadores atualizados (80%), isso porque muitos destes indicadores foram elaborados com dados do Censo Demográfico 2000 e 2010 e, portanto, aparecem somente para essas datas.

OBJETIVO
Formar os servidores e público geral para elaborar e interpretar indicadores sociais, tratar da importância desses instrumentos de planejamento na gestão pública, além de apresentar o portal ObservaSampa, seu conteúdo, aplicações e ferramentas de consulta.

CONTEÚDO

  • Motivação do curso (problemática) – 30 minutos
  • Dados, informações e indicadores (base) – 30 minutos
  • Indicadores nas Políticas Públicas (aplicação) – 45 minutos
  • Legislação (contexto histórico-legal) – 30 minutos
  • Explorando a plataforma (ObservaSampa) – 45 minutos

Aula expositiva e parte prática com acesso ao site e análise dos indicadores cadastrados, download de tabelas em diferentes formatos.

METODOLOGIA
A formação será apresentada de forma síncrona usando plataforma de reunião online.
Inicialmente será exposta a parte teórica sobre indicadores sociais e posteriormente será feita a apresentação do ObservaSampa incluindo histórico, conteúdo, principais aplicações. Essa etapa introdutória será importante para elucidar do que se trata a ferramenta e divulgá-la também entre os servidores e sociedade civil. Em seguida, via navegação pelo site, serão apresentados os recursos disponíveis no menu seguida da realização de pesquisas remotas obtenção das informações, isso tudo em conjunto com os alunos.
Um encontro com 3 horas de duração.
A presença será aferida via formulário do “Google Forms”, disponibilizado no chat.

PÚBLICO-ALVO
1. Agentes públicos da PMSP.
2. Servidores municipais.
3. Agentes públicos de outras esferas de governo
4. Sociedade civil

CARGA HORÁRIA
3 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 100%

EDUCADORES
Marilia Araujo Roggero - Graduada em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2004. Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2009. Atuou como técnica em Sistemas de Informações Geográficas, com enfoque em banco de dados espaciais, também como Analista Ambiental no departamento de geoprocessamento da CPEA e posteriormente, como coordenadora do departamento de socioeconomia da CPEA. Defendeu sua Tese de Doutorado em 2015 com apoio da FAPESP, também no Programa de Pós-Graduação em Geografia Física da USP. Participou do Programa de Aperfeiçoamento do Ensino da Universidade de São Paulo, onde teve a oportunidade de ser monitora das disciplinas de graduação: Introdução à Cartografia e Sensoriamento Remoto aplicado à Geografia. Desde 2016 está como coordenadora da plataforma de indicadores da cidade de São Paulo, o ObservaSampa, na Prefeitura do Município de São Paulo.

Rossella Rossetto - Graduada na PUCCAMP (1979), com especialização em Planejamento Urbano na Universidade de Roma (1982), mestrado (1993) e doutorado pela FAUUSP (2003). Trabalha na Secretaria de Urbanismo de Licenciamento da Prefeitura de São Paulo. Trabalhou na Secretaria de Habitação e na Chefia de Gabinete da Secretaria de Cultura (2016). Foi membro da equipe de redação, na Câmara Municipal de São Paulo, do Plano Diretor Estratégico de 2014, de 2002 e da Lei de Uso e Ocupação do Solo de 2004. Consultora pela UNESCO/HABITAT do Plano de Habitação de Angola (2010) e Coordenadora Executiva do Plano Nacional de Habitação para o Ministério das Cidades (2009). Foi professora na Universidade São Judas (1995- 1999) e em cursos de pós-graduação, entre eles, o de Gestão de Cidades da UNINOVE. Atualmente trabalha na Coordenadoria de Produção e Análise da Informação (GEOINFO/SMUL) e integra a equipe do ObservaSampa. É membro da Comissão dos ODS da cidade de São Paulo.

Vitor César Vaneti - Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2011, com ênfase em Sociologia. Há 15 anos atua com indicadores sociais, tanto na parte de construção de bancos de dados, quanto na análise. Participou na Fundação Seade do Projeto de “Projeções Ocupacionais para o Estado de São Paulo”, sob a supervisão do pesquisador Paulo de Martino Jannuzzi. Atuou posteriormente com indicadores na ONG Instituto Sou da Paz e na consultoria ambiental CNEC Worley Parsons, esta última no projeto de EIA/RIMA da Usina Belo Monte. Atualmente é Assessor Técnico da Coordenadoria de Produção e Análise de Informação (GEOINFO) da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura de São Paulo (SMUL), desenvolvendo modelagem de bancos e estudos urbanos sob diversos temas, desde 2013, em apoio às políticas públicas não somente de SMDU, mas de outras secretarias parceiras.