GEOSAMPA BÁSICO - LIVE

Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

O GeoSampa reflete a infraestrutura de dados geoespaciais da Cidade de São Paulo. A ampla disponibilização dos dados e produtos georrefenciados numa base única traz uma série de benefícios aos usuários que podem consultar, no mesmo portal, dados fundamentais para análise territorial. A possibilidade da utilização de dados e informações oficiais, fidedignas às fontes de produção e acessadas de forma simples e intuitiva permitem a elaboração de análises mais estruturadas, de melhor qualidade e em períodos mais curtos, otimizando as ações de planejamento e gestão.

O crescente número de usuários - 100mil visitas/mês - demonstra a consistência do SIG, hoje oficializado via decreto municipal. Trata-se de um avanço para a política de gestão de informações da cidade, pois além definir o SIG-SP como um sistema aberto, integrador, dinâmico e em constante adequação à realidade urbana, dá diretrizes quanto à organização dos dados municipais e sua disponibilização ao cidadão de forma livre e transparente.

OBJETIVO
Capacitar os servidores na utilização de dados e informações integrando-os no processo de gestão de informação e transparência necessários a melhoria da gestão pública.

O portal GeoSampa reflete todo o conteúdo do Sistema de Informações Geográficas da Cidade de São Paulo (Decreto nº 57.770/2017) de forma a permitir o compartilhamento de informações geográficas de vários temas. Seu conteúdo abrange, essencialmente, informações sobre mapas, dados e ferramentas de geoprocessamento que podem auxiliar os técnicos das secretarias e subprefeituras em suas atividades cotidianas.

CONTEÚDO
Visão Geral do Mapa
1. Ferramentas básicas
Botões padrão / Pesquisa de endereço / Download / Informação de camadas
2. Menu de conteúdo/camadas
3. Orientações gerais de utilização.

METODOLOGIA
A formação será apresentada de forma síncrona usando plataforma de reunião online.

Exposição dialogada, exercícios práticos no computador do aluno, resolução interativa de dúvidas, presença aferida via Google Forms disponibilizado no chat., um encontro virtual geral (2h) e outro para esclarecimento de dúvidas individuais (2h), totalizando 4 h de formação.

PÚBLICO-ALVO
Servidores da PMSP que desenvolvam trabalhos de consulta de mapas e dados sobre o Município e cidadãos interessados em mapas e dados geoespaciais do município, que realizem estudos, pesquisas e/ou desenvolvam projetos afins. As vagas podem ser distribuídas até 50% para agentes públicos da PMSP e os de outras esferas de governo (agentes públicos da direta e indireta). E 50% para a sociedade civil.

CARGA HORÁRIA
Não presencial: 2 horas - para tirar dúvidas.
EAD: 2 horas - exposição
Total: 4 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 100%