FORMAÇÃO DE INSTRUTOR DE LIAN GONG EM 18 TERAPIAS – PARTE POSTERIOR

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

É atribuição da Divisão de Promoção à Saúde da Coordenação de Gestão de Saúde do Servidor – COGESS, da Secretaria de Governo Municipal - SGM, promover ações para a adoção de uma cultura de saúde no trabalho no âmbito da Prefeitura de São Paulo, de acordo com o art. 60 do Decreto nº 57.775, de 6 de julho de 2017, e considerando a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares - PNPIC, instituída pelo Sistema Único de Saúde e a Lei 14.682/2008 da Secretaria Municipal de Saúde, que adota essas práticas como promoção à saúde dos usuários do Município de São Paulo.

A Divisão de Promoção à Saúde, por meio dos cursos de formação de Instrutor de Lian Gong em 18 Terapias, propõe esta prática da medicina tradicional chinesa, visando ao investimento na Saúde dos servidores públicos municipais. A aplicabilidade da prática de Lian Gong em 18 terapias como um instrumento terapêutico e laborativo em empresas tanto da esfera pública como privada, traz uma nova visão de saúde nesses setores, reduzindo os níveis de estresse, melhorando a saúde, diminuindo o absenteísmo, e consequentemente melhorando a produtividade, o bom equacionamento do trabalho, com bons resultados para a organização.

OBJETIVO
Formar instrutores para a prática de Lian Gong em 18 Terapias, primeira prática integrativa e complementar a ser implementada nas unidades dos servidores municipais.

CONTEÚDO
Aulas teórico-práticas de Lian Gong em 18 Terapias, abordando as explicações gerais, demonstração e prática dos exercícios, sendo:

1º MÓDULO – 1ª SÉRIE: Exercícios para prevenção e tratamento de articulações doloridas das extremidades, sendo 6 exercícios: (Flexionar as Pernas e Projetar as Palmas/Cruzar as Pernas e Projetar a Palma/Circulando de Cima para Baixo/Girar o Tronco e Olhar para Trás/Esticar o Calcanhar Esquerdo e Direito/Chutar para os Quatro Lados);

2º MÓDULO - 2ª SÉRIE: Exercícios para prevenção e tratamento de tenossinovites, sendo 6 exercícios: (Empurrar para os Quatro Lados/Esticar o Arco e Atirar a Flecha/Erguer os Braços e Girar os Punhos/Esticar a Palma e a Mão de Gancho/Projetar o Punho/Soltar os Braços e Girar a Cintura);

3º MÓDULO - 3ª SÉRIE: Exercícios para prevenção e tratamento de desordens funcionais dos órgãos internos, sendo 6 exercícios: (Massagear o Rosto e o Ponto de Sedação/Massagear o Peito e o Abdômen/Pentear o Cabelo Girando a Cintura/Levantar a Palma e o Joelho Oposto/Girar o Tronco e Inclinar para Frente e para Trás/Esticar os Braços, Levantando simultaneamente os calcanhares).

METODOLOGIA
As aulas terão uma parte expositiva, onde será abordada a fundamentação teórica e uma parte prática com trabalho postural, respiração e prática de exercícios de Lian Gong em 18 Terapias.

Serão 3 Módulos, com 10 encontros de 2h cada na plataforma Google Meet, totalizando 20 horas.

A frequência das aulas síncronas será aferida via formulário Google enviado no chat da aula para os alunos. É necessário 100% de frequência para aprovação.

Serão disponibilizados materiais de consulta para os alunos, sendo: Apostila, folheto, vídeos e música oficial do Lian Gong em MP3 no drive do google para os alunos.

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos da PMSP; Concluintes de módulos/cursos pré-requisitados: Deve possuir certificado do curso de Instrutor de Lian Gong em 18 Terapias – PARTE ANTERIOR.

CARGA HORÁRIA
20 horas.

AVALIAÇÃO
Nota mínima: 7,0
Frequência: 100%