PROGRAMA EAC BÁSICO 2021 - EAD

Gestão de Pessoas e Habilidades Interpessoais

Tendo em vista o contexto atual e a necessidade de realizar capacitações à distância, transformamos o curso Programa de Excelência no Atendimento ao Cidadão – Básico 2021 para EAD, possibilitando ao participante o desenvolvimento de habilidades para o exercício dos princípios do bom atendimento, conhecimento sobre os mecanismos de atendimento ao público no âmbito da PMSP e uma melhor compreensão da realidade em que atua, para que seja capaz de aplicar os conteúdos do curso Excelência no Atendimento ao Cidadão – EAC, em conformidade com o artigo 80 da Lei 13.748/04 e as regulamentações no Decreto 51.513/10, visando o aperfeiçoamento constante dos serviços de atendimento ao cidadão no serviço público do município de São Paulo, em atendimento ao Decreto 58.426, de 18 de setembro de 2018.

OBJETIVOS

  • Apresentar os princípios da administração pública e da busca pela excelência no atendimento ao cidadão;
  • Refletir sobre a conduta ética/funcional e o papel do atendente no exercício do atendimento ao cidadão;
  • Vivenciar processos de autorreflexão sobre as competências essenciais do servidor público no atendimento;
  • Diagnosticar e propor aprimoramento das habilidades de comunicação, inteligência emocional e trabalho em equipe no âmbito do atendimento;
  • Resgatar a compreensão da dimensão do papel do serviço público do município de São Paulo.

CONTEÚDO

  • Princípios da administração pública (serviço público, cargo público, prestação de serviços) e estrutura atual da administração.
  • Código de conduta funcional/ética, a importância do papel do atendente e da imagem do servidor público (avaliação e utilização do trabalho produzido no primeiro intervalo do curso).
  • Novo paradigma no serviço público: Decreto 58.426, de 18 de setembro de 2018, que regulamenta a Lei Federal nº 13.460, de 26 de junho de 2017, dispondo sobre a atuação dos responsáveis por ações de ouvidoria e a participação, e institui a Política Municipal de Atendimento ao Cidadão, no âmbito da cidade de São Paulo.
  • Competências essenciais do servidor público: conhecimento, habilidade (qualidade na comunicação e seus ruídos - posturas, percepção e preconceitos) e atitude (avaliação e utilização do trabalho produzido no segundo intervalo do curso).
  • Inteligência emocional e trabalho em equipe.
  • Tratar diferente o diferente, visando à igualdade no acesso aos serviços prestados pela PMSP.

METODOLOGIA
O curso será composto por 6 tópicos, apresentados em power point em plataforma remota (Microsoft Teams ou Google Meet). Será disponibilizado material de apoio, em formato pdf e pptx (power point).

PÚBLICO-ALVO
Curso aberto, com prioridade de seleção para servidores da carreira de Assistente de Gestão de Políticas Públicas – AGPP, que atuem, ou atuarão, em unidades de atendimento ao cidadão, preferencialmente aqueles elegíveis à percepção da Gratificação de Atendimento ao Público – GAP.

CARGA HORÁRIA
16 horas.

AVALIAÇÃO
Nota mínima: 6,0
Frequência: 100%