PATRIMÔNIO CULTURAL EM SÃO PAULO – PROCEDIMENTOS E PRESERVAÇÃO - LIVE

Planejamento, Gestão e Políticas Públicas

A educação patrimonial é relevante para todos os agentes públicos e também é expansiva para a sociedade civil, independente do setor de atuação, mas principalmente àqueles que lidam com preservação em seu dia a dia e também aos que trabalham em um patrimônio histórico (como prédios, praças e etc).

OBJETIVOS:

Expandir o conhecimento sobre o tema Patrimônio Cultural.

CONTEÚDO:

1. Conceitos gerais, exemplos, locais no Brasil;

2. Exemplos-bens reconhecidos pela UNESCO no Brasil;

3. Contexto da preservação no Brasil, e na cidade de São Paulo;

4. Legislação disponível;

5. Orientação para trabalhar com patrimônio cultural “Manual ilustrado do Centro Histórico”

6. Introduzir legislação, como localizar nos sites, orientar procedimentos a serem feitos. Apresentação do “Manual ilustrado do Centro Histórico”

METODOLOGIA: Serão duas aulas expositivas dialogadas com 3h cada, em semanas consecutivas, no período da tarde. Necessário 100% de frequência em ambas as aulas e essa será aferida via Google Forms.

PÚBLICO ALVO: Agentes públicos da PMSP; Agentes públicos de outras esferas de governo; (Prioritariamente agentes públicos da PMSP e a seguir outras esferas de governo, preferencialmente que atuem ou interajam com planejamento urbano, gestão de patrimônio e imóveis/áreas de patrimônio histórico.)

CARGA HORÁRIA: 6 horas

AVALIAÇÃO:

Frequência mínima: 100%.

Conceito mínimo: Bom


MINIBIO DOS EDUCADORES:

COORDENADORA/EDUCADORA: Regina Helena Vieira Santos - Arquiteta e Urbanista. Doutora, na área de História e Fundamentos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-USP; em parceria com a Università degli studi di Firenze-Italia. (2013-2017). Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2005-2008). Especialização em “desenho e Gestão do Território Municipal”, objeto de estudo Município de Itanhaém; PUC-CAMPINAS, 1997/1998. Cursou como exchange student na School of Fine Arts da San Diego State University – California, EUA, 1994-1996. Concluiu a graduação na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1994). Professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FIAM-FAAM-FMU Centro Universitário. Atuou como professora colaboradora na disciplina de Laboratório de Restauro na Università degli Studi di Firenze em 2016/2017.

Atualmente é pesquisadora e colabora como professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Atua como arquiteta concursada no Departamento do Patrimônio Histórico - PMSP/São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Restauro de Arquitetura. Membro do ICOMOS. Associada ao Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/SP. CAU n. A22542-8.