GESTÃO DA LIDERANÇA

O perfil de líder requer diferentes habilidades e competências tais como a capacidade de se relacionar bem com a equipe, ser aberto ao diálogo, administrar conflitos e negociar interesses. Todos esses são fatores fundamentais e de relevância para uma liderança plena, a fim de inspirar outros funcionários.

Poucas coisas podem incentivar mais um funcionário do que ser comandado por um líder que não se interessa apenas por seu trabalho e pelo desenvolvimento de seus colaboradores, mas também que sente prazer em realizar suas funções. Quanto mais interessado for um líder em relação ao seu universo de trabalho e ao melhor desempenho de seus colaboradores, mais segurança e incentivo estará transmitindo.

Conhecer o cenário que permeia sua atuação proporcionará diversas ferramentas para sua comunicação e gerenciamento de equipes, ou ao seu autodesenvolvimento, possibilitando a promoção de ações engajadas de forma espontânea, e consequentemente, estimular o crescimento e o sucesso profissional e organizacional.

OBJETIVOS
Desenvolver e aprimorar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes das pessoas que exercem cargos ou funções de liderança, de maneira a possibilitar o aperfeiçoamento prático, indicando ferramentas para a construção de equipes de alta performance.

CONTEÚDO

  • Percepção do cenário da liderança
  • Definição e desenvolvimento da cultura organizacional
  • Administração do tempo
  • Motivar ou estimular?
  • Equipes de alta performance
  • Autodesenvolvimento
  • Identificação do cenário de tomada de decisão e inteligência emocional
  • Critérios: aspectos emocionais e racionais
  • Análise e escolha das alternativas
  • Componentes da inteligência emocional
  • Habilidades intrapessoais e interpessoais
  • Tipos de conflito
  • Causas do conflito
  • Estratégias para solução do conflito
  • Fases da solução do conflito
  • Estilos de negociação de interesse
  • Táticas de negociação de interesse
  • Consequências do conflito
  • Introdução aos assédios moral e sexual
  • Assédios na administração pública
  • Práticas que caracterizam os assédios
  • Consequência dos assédios
  • Denúncias dos assédios
  • Conclusão do curso

PÚBLICO-ALVO
Agentes públicos municipais, preferencialmente ocupantes formais de cargos em comissão voltados ao exercício da liderança, que exerçam esses papéis formalmente, ou que estejam sendo preparados para isso; e demais agentes públicos municipais.

METODOLOGIA
Aulas expositivas com estudos de casos, atividades dinâmicas, rodas de conversa e debates em grupo.

CARGA HORÁRIA
26 horas (24h presenciais + 2h não-presenciais)

AVALIAÇÃO
Frequência: 75%
Conceito mínimo: Bom