FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA ANÁLISE DE DADOS E DE ORÇAMENTO

A fluência no uso de dados é condição necessária para o trabalho de muitos servidores da PMSP, em especial para aqueles envolvidos no Programa Gestores da Economia. O bom conhecimento de dados quantitativos tem o potencial de informar os gestores na sua tomada de decisão e prepará-los para um curso específico de ferramentas do Programa Gestores da Economia. O conhecimento de orçamento matricial é de fundamental importância para o sucesso do programa.

OBJETIVO
Apresentar ao servidor os conceitos básicos da análise de dados, com aplicações para o Microsoft Excel, de modo a habilitá-lo a lidar com os mais diversos tipos de dados. Igualmente, o curso objetiva capacitar os servidores nas ferramentas de orçamento matricial.

CONTEÚDO
Estatística básica: conceito de variável aleatória, medidas de posição e dispersão, tipos de gráficos adequados para cada tipo de variável;
Microsoft Excel: manipulação e organização de dados no Excel, fórmulas elementares (SE, SOMASE, PROCV) e confecção de gráficos (barras, linhas e setores);
Orçamento matricial: fundamentos.

PÚBLICO-ALVO
Preferencialmente gestores de unidade, no âmbito do programa Gestores da Economia, mas também servidores que usem os conceitos de estatística básica e matricial no seu cotidiano de trabalho. Recomendado conhecimento em matemática (nível de ensino médio), bem como conhecimentos básicos de informática.

METODOLOGIA
Aula expositiva e atividade prática.

CARGA HORÁRIA
8 horas.

AVALIAÇÃO
Conceito: BOM
Frequência: 100%